Procurar

Chefe da diplomacia israelita anuncia voto a favor do acordo

O chefe da diplomacia de Israel, Gideon Saar, anunciou hoje que vai votar a favor do acordo com o Hamas sobre Gaza, que será submetido à aprovação na reunião do Governo israelita.

Chefe da diplomacia israelita anuncia voto a favor do acordo

© GIL COHEN-MAGEN/AFP via Getty Images

Lusa
09/10/2025 13:55 ‧ há 13 horas por Lusa

"Hoje, na reunião do Governo, terei o privilégio de votar pela terceira vez a favor de um enquadramento para a libertação de reféns", escreveu Saar nas redes sociais, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

 

Está prevista para as 17:00 locais (15:00 em Lisboa) uma primeira reunião do Gabinete de Segurança de Israel, responsável por decidir os próximos passos da ofensiva em Gaza.

Trata-se de um órgão composto pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e pelos ministros-chave da Defesa, Segurança, Negócios Estrangeiros e Justiça.

Saar qualificou o dia como histórico e assegurou que votará "com orgulho, com o coração cheio e com grande alegria".

Referiu que o regresso a Israel dos reféns detidos pelo grupo extremista palestiniano Hamas em Gaza tem sido uma prioridade constante.

"Sinto-me emocionado, tal como todo Israel, com o encontro iminente com os seus familiares, que têm esperado e ansiado durante dois anos", acrescentou.

O acordo que será debatido pelo Governo israelita hoje à tarde prevê um recuo parcial das tropas israelitas e os preparativos para receber os 48 reféns em Gaza.

As autoridades israelitas estimam que cerca de 20 dos reféns continuam vivos.

Leia Também: AO MINUTO: Cessar-fogo em vigor após ratificação; Cidadãos celebram

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10