"Estou chocado com o comportamento da Turquia e a flagrante violação da Carta das Nações Unidas e da Resolução 1244 do Conselho de Segurança, bem como com o contínuo armamento das autoridades em Pristina", frisou Vucic, numa publicação na rede social X.
O governante acrescentou que "é agora completamente claro que a Turquia não quer estabilidade nos Balcãs Ocidentais e está mais uma vez a sonhar em restaurar o Império Otomano".
Anunciou também uma conferência de imprensa para quinta-feira, para discutir o assunto.
O primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, revelou hoje na rede social Facebook que recebeu milhares de drones suicidas turcos "Skydagger".
"Os drones Skydagger estavam programados para chegar em janeiro de 2026, mas recebemo-los três meses antes. Estes drones kamikaze, também conhecidos como drones Skydagger FPV RTF ("Ready to Fly" ou "Prontos para Voar", em português), são drones de combate equipados com dispositivos explosivos concebidos para atacar alvos inimigos em movimento e parados", frisou Kurti.
A estação de televisão Klan, do Kosovo, informou que os novos drones podem atingir velocidades de até 130 quilómetros por hora e operar num raio de 10 quilómetros.
O Kosovo, uma antiga província sérvia que declarou a independência unilateralmente em 2008, tem relações difíceis com Belgrado, que se recusa a reconhecer a sua soberania.
Nos últimos anos, as tensões entre Pristina e Belgrado têm aumentado devido ao encerramento de instituições sérvias paralelas no norte do Kosovo, às restrições ao uso do dinar sérvio e às matriculas s sérvias, medidas que a Sérvia considera provocações contra a minoria sérvia do Kosovo no meio de acusações mútuas de escalada de tensões.
Em setembro, a Força de Segurança do Kosovo (FSK) recebeu também drones RQ-20 Puma LE de fabrico norte-americano, enquanto em 2023 adquiriu uma frota de drones Bayraktar turcos.
No ano anterior, Pristina apresentou também um pedido de compra de 200 mísseis antitanque Javelin, uma transação ainda pendente.
Nos últimos anos, o Kosovo aumentou significativamente as suas despesas com a Defesa, que este ano atingiram cerca de 210 milhões de euros, segundo a televisão kosovar.
Leia Também: Líderes da UE querem resultados sobre apoio à Ucrânia na cimeira