Procurar

"Muitos progressos". Partes estão prestes a alcançar cessar-fogo em Gaza

O chefe da diplomacia da Turquia, um dos países que está a mediar conversações de paz entre Hamas e Israel, disse hoje que as partes estão prestes a alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"Muitos progressos". Partes estão prestes a alcançar cessar-fogo em Gaza

© Reuters

Lusa
08/10/2025 20:36 ‧ há 11 horas por Lusa

Mediadores turcos, do Qatar, egípcios e norte-americanos estão a trabalhar para concretizar o plano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para um cessar-fogo imediato e de libertação de reféns israelitas e prisioneiros palestinianos.

 

"Se um acordo for alcançado hoje, será declarado um cessar-fogo", disse Hakan Fidan, numa conferência de imprensa em Ancara, ao lado do ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Asaad al-Shibani.

Fidan adiantou que "foram alcançados muitos progressos até agora" nas negociações.

"Uma boa notícia é que as partes mostraram grande vontade para a libertação dos prisioneiros e dos reféns", acrescentou.

Todos os lados têm expressado otimismo por um acordo para acabar com a guerra de dois anos que causou mais de 67 mil mortos e a maior parte de Gaza destruída.

Mas partes fundamentais do plano de paz ainda não foram fechadas, incluindo a exigência de desarmamento do movimento islamita palestiniano Hamas, o momento e a extensão da retirada das tropas israelitas de Gaza e a criação de um organismo internacional para gerir o território após a saída do Hamas.

Fidan adiantou que detalhes técnicos estão "a ser discutidos neste momento" e "se houver hoje opiniões positivas, serão tomadas as medidas necessárias para a primeira parte do acordo".

A proposta de 20 pontos de Trump prevê, numa primeira fase, uma troca dos 48 reféns, vivos e mortos, por prisioneiros palestinianos, após o que haveria um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

O plano inclui a formação de um governo de transição para Gaza, supervisionado por Trump e pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, além da possibilidade de negociar no futuro um Estado palestiniano, ao qual o governo israelita se opõe.

O Hamas disse concordar com alguns dos pontos e que queria negociar outros, o que está a acontecer desde segunda-feira no Egito, e anunciou que já trocou com Israel listas de detidos a libertar.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, revelou hoje que o homólogo norte-americano, Donald Trump, pediu à Turquia para convencer o Hamas a negociar a paz com Israel.

"Durante a nossa visita aos Estados Unidos e a nossa última conversa telefónica (...), Trump pediu expressamente que nos encontrássemos com o Hamas e o convencêssemos", disse Erdogan a jornalistas turcos, segundo declarações transmitidas pela presidência.

"Entrámos rapidamente em contacto com os nossos homólogos (...), e o Hamas respondeu que estava pronto para a paz e para as negociações", afirmou o chefe de Estado turco.

Leia Também: Ativistas sul-africanos na flotilha denunciam maus-tratos de Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10