Procurar

Netanyahu promete aos israelitas o "regresso de todos os reféns"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu hoje à noite que todos os objetivos da guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza serão alcançados, a começar pelo "regresso de todos os reféns".

Netanyahu promete aos israelitas o "regresso de todos os reféns"

© Michael M. Santiago/Getty Images

Lusa
07/10/2025 20:40 ‧ há 13 horas por Lusa

"Cidadãos de Israel, estamos em dias decisivos. Continuaremos a alcançar todos os objetivos da guerra: o regresso de todos os reféns, a destruição do poder do Hamas e a promessa de que Gaza deixará de ser uma ameaça para Israel", sublinhou Netanyahu num comunicado divulgado no momento em que o país assinala o segundo aniversário do ataque sem precedentes do Hamas que desencadeou o conflito.

 

Como as negociações indiretas entre o Governo israelita e o Hamas decorrem desde segunda-feira no Egito, numa tentativa de pôr fim à guerra em Gaza, a referência de Netanyahu à "destruição do poder do Hamas" parece marcar uma mudança em relação aos seus recentes discursos, nos quais mencionou a destruição do movimento islamista palestiniano como um objetivo, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Na segunda-feira, Israel e o Hamas iniciaram, no Egito, negociações para implementar o plano de 20 pontos apresentado por Trump.

A proposta prevê o fim imediato da ofensiva israelita, a libertação de todos os reféns em troca de prisioneiros palestinianos, o desarmamento do Hamas e a formação de um governo tecnocrático de transição na Faixa de Gaza.

O plano norte-americano contempla também, a longo prazo, o arranque de negociações para a criação de um Estado palestiniano, uma hipótese rejeitada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

As conversações coincidem com o segundo aniversário dos ataques do Hamas em Israel, a 07 de outubro de 2023, nos quais foram mortas 1.200 pessoas e 250 foram feitas reféns.

A ofensiva israelita lançada em resposta causou, até agora, mais de 67.000 mortos em Gaza, segundo fontes locais e agências humanitárias.

Leia Também: O testemunho de um refém do Hamas: "Se encontrasse uma migalha, comia-a"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10