Cerca de 350 alpinistas chegaram a um ponto de encontro na região de Tingri e os socorristas estavam em contacto com outros 200, referiu a emissora estatal CCTV no domingo à noite.
Não houve hoje uma atualização imediata sobre os esforços de resgate, noticiou a agência Associated Press (AP).
Os alpinistas ficaram presos a uma altitude de mais de 4.900 metros, de acordo com uma notícia anterior do Jimu News, um 'site' chinês.
O monte Evereste tem cerca de 8.850 metros de altura.
Almost 1,000 trapped on Tibetan side of Mount Everest by blizzard
— Ravi Chaturvedi (@Ravi4Bharat) October 5, 2025
Hundreds of local villagers and rescue teams have been deployed to clear out snow blocking access to the area which sits at an altitude of more than 4,900 metres. pic.twitter.com/eaBhWtP2CI
Um alpinista que se apressou a descer antes que a neve bloqueasse o caminho contou ao Jimu News que outros ainda na montanha lhe disseram que a neve tinha um metro de profundidade e tinha destruído tendas.
Centenas de equipas de resgate subiram a montanha no domingo para abrir caminhos para que as pessoas presas pudessem descer, informou a reportagem do Jimu.
Um vídeo gravado por um morador mostrou uma longa fila de pessoas com cavalos e bois a subir um trilho sinuoso na neve.
A tempestade de neve ocorreu durante um feriado nacional de uma semana na China, quando muitas pessoas viajam para o país e para o estrangeiro.
Noutra região montanhosa no oeste da China, um alpinista morreu de hipotermia e de doença de altitude e outros 137 foram retirados na parte norte da província de Qinghai, noticiou hoje a CCTV.
A busca numa área no condado de Menyuan, com uma altitude média de mais de 4.000 metros, foi complicada pelo terreno, clima imprevisível e nevões contínuos, pode ler-se ainda numa reportagem 'online' da CCTV.
O monte Evereste, conhecido como monte Qomolangma em chinês, fica na fronteira entre a China e o Nepal, onde as fortes chuvas recentes fizeram mais de 40 mortos.
Os alpinistas tentam escalar o pico mais alto do mundo a partir de acampamentos-base em ambos os países.
O acampamento-base dos alpinistas está separado do acampamento turístico, onde os caminhantes ficaram presos pela neve.
Um forte sismo matou pelo menos 126 pessoas na mesma zona em janeiro.
O lado chinês do Evereste fica no Tibete, uma região ocidental remota onde o Governo reprimiu duramente a dissidência e investiu recursos para o desenvolvimento económico, incluindo estradas e turismo.
O Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano, fugiu durante uma revolta falhada em 1959 e vive na Índia, onde alguns tibetanos estabeleceram um governo no exílio.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Mais de 20 mortos em deslizamentos de terra no nordeste da Índia