Procurar

Supremo Tribunal dos EUA rejeita recurso de ex-namorada de Epstein

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos (EUA) rejeitou hoje um recurso apresentado por Ghislaine Maxwell, a ex-namorada do empresário Jeffrey Epstein, que cumpre uma pena de 20 anos de prisão por tráfico sexual.

Supremo Tribunal dos EUA rejeita recurso de ex-namorada de Epstein

© Joe Schildhorn/Patrick McMullan via Getty Images

Lusa
06/10/2025 16:17 ‧ há 1 dia por Lusa

Mundo

Jeffrey Epstein

Os juízes recusaram reabrir o caso, o que iria atrair mais atenção ao escândalo de abusos sexuais ligado a Epstein e às alegadas tentativas do Presidente norte-americano, Donald Trump, de conter a divulgação de documentos do processo.

 

Os advogados de Maxwell sustentavam que a britânica nunca deveria ter sido julgada, alegando que um acordo de não-acusação assinado em 2007 com os procuradores de Miami também protegia "potenciais cúmplices" em qualquer parte do país.

A antiga 'socialite' foi condenada em 2021, em Manhattan, por ajudar a atrair adolescentes para serem abusadas sexualmente por Epstein, após um julgamento que incluiu testemunhos de vítimas abusadas entre as décadas de 1990 e 2000.

O tribunal federal de recurso já tinha validado a acusação, e o Supremo Tribunal confirmou agora a decisão, sem justificar a recusa do recurso.

Maxwell, transferida recentemente de uma prisão federal na Florida para um estabelecimento de segurança mínima no Texas, mantém-se a cumprir pena e continua a negar qualquer envolvimento em abusos sexuais.

O caso voltou a ganhar destaque depois de o Departamento de Justiça norte-americano ter assegurado que não divulgará novos documentos sobre a investigação, alegando proteção das vítimas e inexistência de provas adicionais relevantes.

Jeffrey Epstein foi preso em 2019 por ter abusado sexualmente de dezenas de adolescentes e foi encontrado morto um mês depois numa cela de prisão em Nova Iorque, no que os investigadores descreveram como um suicídio.

Leia Também: Marina foi "vítima menor n.º 1" de Epstein. Aos 17, "disse que era velha"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10