Procurar

Dois participantes belgas na flotilha iniciam greve da fome em Israel

Dois participantes belgas da Flotilha Global Sumud iniciaram uma greve de fome depois de terem sido detidos por Israel, noticiaram hoje meios belgas de comunicação social, citados pela agência Efe.

Dois participantes belgas na flotilha iniciam greve da fome em Israel

© Reprodução/X

Lusa
04/10/2025 19:53 ‧ há 19 horas por Lusa

Alexis Deswaef, advogado e vice-presidente da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), e a ativista Latifa Gharbaoui, radicada em Bruxelas, são os dois belgas detidos por Israel que participavam na iniciativa da Flotilha Global Sumud e que foram detidos no passado dia 01, por forças israelitas.

 

Os mais de 40 navios da flotilha foram abordados pelas autoridades israelitas a partir da noite de quarta-feira durante 12 horas, durante as quais todos os participantes foram detidos e transferidos para o porto israelita de Ashdod.

Os detidos em Israel relataram "várias formas de maus-tratos e agressões por parte de guardas prisionais", assim como interrogatórios sem a presença dos seus representantes legais, segundo a sua equipa jurídica, a ONG israelita Adalah.

Em resposta, várias pessoas, incluindo Deswaef e Gharbaoui, iniciaram uma greve de fome.

"O nosso embaixador reuniu-se pessoalmente com os participantes belgas da Flotilha, em particular para garantir a sua segurança e saúde", disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros belga aos meios de comunicação locais, acrescentando que "as autoridades israelitas pretendem expulsá-los do seu território".

A Turquia confirmou este sábado a chegada ao seu território de um grupo de 137 ativistas deportados, de 13 nacionalidades, membros da Flotilha Sumud, entre os quais não há nenhum belga.

O ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Maxime Prévot, anunciou na quinta-feira que convocou o embaixador israelita após o ataque à flotilha em águas internacionais, que descreveu como "um assunto de séria controvérsia".

Mais de 4.000 pessoas manifestaram-se em Bruxelas na passada quinta-feira para exigir o fim do bloqueio humanitário a Gaza, um maior rigor por parte do Governo belga e condenar a interceção da flotilha.

Durante a manifestação, registou-se uma forte presença policial, o que resultou em vários feridos.

Leia Também: Milhares manifestam-se a favor dos palestinianos em todo o mundo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10