Procurar

Manchester. Seis detidos por "suspeita de atos de terrorismo" em sinagoga

Seis pessoas foram detidas pelas autoridades britânicas "por suspeita de prática, preparação e instigação de atos de terrorismo", na sequência do ataque à sinagoga de Heaton Park, em Manchester.

Manchester. Seis detidos por "suspeita de atos de terrorismo" em sinagoga

© Peter Byrne/PA Images via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
04/10/2025 16:14 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Seis pessoas foram detidas pelas autoridades britânicas "por suspeita de prática, preparação e instigação de atos de terrorismo", na sequência do ataque à sinagoga de Heaton Park, em Manchester, que provocou três mortos – incluindo o agressor – e quatro feridos, na quinta-feira.

 

A Polícia da Grande Manchester detalhou, num comunicado emitido este sábado, estar a interrogar três homens de 30, 32 e 43 anos, assim como três mulheres de 18, 46 e 61 anos, detidos "por suspeita de prática, preparação e instigação de atos de terrorismo".

Recorde-se que o atacante investiu num veículo contra pessoas que se encontravam concentradas em frente à sinagoga de Heaton Park, preparando-se para celebrar o Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, saltando depois da viatura para as esfaquear.

A polícia matou o agressor a tiro sete minutos após a primeira chamada para o número de emergência, tendo classificado o incidente como um ataque terrorista. Inicialmente, duas pessoas foram detidas.

Em conferência de imprensa, o chefe da Polícia da Grande Manchester, Stephen Watson, confirmou que as duas vítimas mortais eram membros da comunidade judaica e que quatro pessoas continuavam hospitalizadas em estado grave.

Família do autor de ataque a sinagoga condena

Família do autor de ataque a sinagoga condena "ato abominável"

A família do autor do atentado de quinta-feira contra uma sinagoga de Manchester, noroeste de Inglaterra, expressou hoje "profunda consternação e tristeza" e condenou o "ato abominável" de que resultaram três mortos e três feridos.

Lusa | 15:06 - 03/10/2025

O autor dos ataques foi identificado pela polícia como Jihad Al-Shamie, de 35 anos, um cidadão britânico de ascendência síria que poderá ter sido influenciado pela "ideologia islâmica extremista". O agressor envergava o que parecia ser um cinto com explosivos, que se revelou falso.

As autoridades declararam ainda que prosseguem as investigações para determinar a motivação do atentado e confirmaram que não havia registos anteriores de Al-Shamie no programa britânico de prevenção contraterrorista. Contudo, estava em liberdade condicional por abuso sexual, crime pelo qual ainda não tinha sido formalmente acusado.

As vítimas, por seu turno, foram identificadas como sendo Melvin Cravitz, de 66 anos, e Adrian Daulby, de 53 anos. A polícia admitiu que Daulby foi acidentalmente baleado por um agente, enquanto barricava a sinagoga para impedir a entrada de Al-Shamie.

Judeus em Manchester declaram que não se sentem ouvidos após ataque

Judeus em Manchester declaram que não se sentem ouvidos após ataque

Judeus em Manchester, no Reino Unido, declararam hoje que não se sentem ouvidos após dois homens morrerem num ataque a uma sinagoga (templo religioso judaico) na quinta-feira, noticiou a Associated Press (AP).

Lusa | 23:57 - 03/10/2025

Após o ataque, as autoridades aumentaram a segurança perto de locais de culto e outros espaços comunitários judaicos em todo o país.

O número de incidentes antissemitas reportados no Reino Unido subiu desde o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas a Israel, a 7 de outubro de 2023, de acordo com a organização que visa a proteção da comunidade judaica, a Community Security Trust.

A organização registou 1.521 incidentes antissemitas no primeiro semestre deste ano, face aos 965 do mesmo período de 2023.

Leia Também: "Herói" e "dedicado". Familiares de vítimas da sinagoga prestam homenagem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10