De acordo com o Centro Meteorológico Nacional Chinês (NMC), o tufão Matmo deverá atingir o território chinês no domingo de manhã, 05 de outubro, coincidindo com um período de grande movimento de viagens relacionadas com o feriado nacional, durante o qual muitos turistas visitam a ilha tropical de Hainan.
As autoridades chinesas aumentaram hoje o nível de alerta para laranja, o segundo mais elevado, obrigando à supressão de comboios, voos e aulas como medida preventiva.
O NMC informou que o Matmo, o 21.º tufão da temporada no Pacífico, se intensificou durante a madrugada de sábado, passando de tempestade tropical severa a tufão.
De acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, todos os voos no aeroporto internacional de Meilan, em Haikou, capital da província de Hainan, deverão ser cancelados a partir das 23:00 de sábado.
A reabertura dependerá da evolução do tufão, refere a cadeia de televisão estatal chinesa CCTV.
O aeroporto deveria inicialmente receber mais de 632.000 passageiros entre 01 e 08 de outubro para as férias combinadas do feriado nacional e do feriado do meio do outono, de acordo com o grupo Hainan Airport, que opera o aeroporto.
A cidade de Haikou também prevê suspender as aulas nas escolas, os transportes públicos e as obras de construção a partir da tarde de sábado. As lojas serão obrigadas a encerrar.
As províncias de Hainan e Guangdong reforçaram o plano de emergência em caso de tufão, com as autoridades a alertarem para a possibilidade de as fortes chuvas e ventos causarem inundações repentinas e deslizamentos de terra.
As autoridades também cancelaram vários serviços ferroviários e ordenaram que os barcos de pesca regressassem aos portos.
As chuvas torrenciais que se preveem também poderão atingir a província de Yunnan e a região de Guangxi, ambas localizadas no sul da China.
O tufão Matmo deverá trazer ventos que podem atingir 160 km/hora antes de a intensidade diminuir gradualmente depois de chegar a terra, afirmou o NMC no sábado.
Leia Também: Macau e Hong Kong elevam nível de alerta face a quarto tufão em 5 semanas