A agência meteorológica de Hong Kong elevou o sinal de tempestade tropical para o nível 3, o segundo mais baixo, às 12h20 (05h20 em Lisboa) e avisou que irá permanecer em vigor pelo menos até às 22h00 (15h00 em Lisboa).
Em Macau, a Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) anunciou que irá também emitir o sinal 3 às 16h00 (09h00 em Lisboa) e descreveu como "moderada" a possibilidade de elevar para o sinal 8, que implicaria o confinamento da cidade.
Tanto em Macau como em Hong Kong, a escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10 (o mais elevado), com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.
Às 12h00 (05h00 em Lisboa), os SMG de Macau emitiram também o alerta azul de maré de tempestade, o nível mais baixo, face à possibilidade de inundações nas zonas baixas da região.
A aproximação do Matmo levou também a Direção dos Serviços de Turismo a adiar, para uma data posterior ainda a determinar, a última noite do 33.° Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, que estava marcada para segunda-feira.
Além disso, a Direção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água anunciaram a suspensão, a partir das 19h50 (12h50 em Lisboa), das ligações marítimas de passageiros com a China continental.
Após ter enfraquecido para uma tempestade tropical durante a passagem pelo arquipélago das Filipinas, onde obrigou milhares de pessoas a serem retiradas das suas casas, o Matmo recuperou força no mar do Sul da China e voltou a ser classificado como um tufão.
De acordo com os SMG, às 14h00 (07h00 em Lisboa), o Matmo encontrava-se a cerca de 470 quilómetros a sul-sueste de Macau, a mover-se para oeste-noroeste, a uma velocidade de 25 quilómetros por hora.
O Centro Meteorológico Nacional da China disse que o tufão, com ventos sustentados de 118 quilómetros por hora, deverá ganhar ainda mais força antes de atingir território chinês, entre a província de Guangdong e a ilha de Hainan.
Todos os voos a partir do aeroporto de Haikou, capital de Hainan, serão cancelados a partir das 23h00 de hoje (16h00 em Lisboa), de acordo com a Rádio Nacional da China.
A cidade de Haikou informou ainda que as aulas serão suspensas e que os transportes públicos e o comércio permanecerão encerrados hoje.
Algumas rotas de comboio na província de Hainan foram canceladas e o serviço será novamente suspenso no domingo.
O observatório meteorológico nacional da China emitiu hoje um aviso laranja para a tempestade.
Leia Também: Macau prepara-se para quarto tufão em cinco semanas