Procurar

Alpinista morre no parque Yosemite durante 'live'. Era jovem promessa

Balin Miller morreu enquanto fazia um 'live' o TikTok. Teve, "provavelmente um dos últimos seis meses de escalada mais impressionantes" de que colegas se colegas conseguem lembrar. Fez um percurso notoriamente dificilmente, que não era realizado há 37 anos.

Alpinista morre no parque Yosemite durante 'live'. Era jovem promessa

© rapid_reveal/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto
03/10/2025 15:29 ‧ há 9 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Balin Miller

Balin Miller, um alpinista muito conhecido nas redes sociais morreu, na quarta-feira, depois de cair durante a atividade no Parque Nacional de Yosemite, no estado norte-americano da Califórnia. A queda aconteceu enquanto o jovem de 23 anos transmitia ao vivo no TikTok.

 

Apesar de a situação ter acontecido na quarta-feira, a informação foi confirmada esta sexta-feira à Associated Press (AP) pela mãe do jovem, que disse que ele fazia alpinismo desde "que era um rapaz muito novo".

"O coração dele e alma estavam realmente dirigidos para a escalada. Ele amava escalar e nunca se tratou de dinheiro e fama", referiu a mãe, Jeanine Girard-Moorman.

Segundo o que explicou a organização do Parque Nacional, o acidente está a ser investigado, tanto com pessoas relacionadas ao local, assim como pelas autoridades.

A queda aconteceu na formação rochosa chamada El Capitan, que é uma das mais impressionantes do Parque Nacional de Yosemite. É uma enorme parede rochosa de granito com aproximadamente 915 metros, que atrai alpinistas de todo o mundo.

Alex Honnold completou a primeira escalada solo livre de El Capitan em 2017 para o documentário 'Free Solo'.

Enquanto as investigações continuam não é, por isso, ainda conhecido o que se passou, mas, de acordo com o que o irmão da vítima disse à AP, Balin praticava um rapel solo, que será uma forma de escalar sozinho, protegido por uma corda, numa rota de 730 metros chamada 'Sea of ​​Dreams' ['Mar dos Sonhos', na tradução livre].

"Ele já estava a acabar a escalada e estava a recolher o último equipamento quando provavelmente desceu de rapel pela ponta da corda", explicou o irmão, Dylan.

O jovem cresceu a fazer alpinismo no Alasca com o irmão e com o pai.

Este ano, Balin Miller também passou semanas a escalar sozinho na Patagónia e nas Montanhas Rochosas no Canadá, completando uma escalada no gelo notoriamente difícil chamada 'Reality Bath', que não era realizada há 37 anos, segundo a revista Climbing.

"Ele teve provavelmente um dos últimos seis meses de escalada mais impressionantes de que consigo lembrar", disse Clint Helander, alpinista do Alasca, ao Anchorage Daily News. 

Leia Também: "Vitória ou morte". Francês detido a escalar o edifício mais alto da UE

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10