A polícia polaca deteve, este sábado, um homem de 24 anos, que estaria a tentar escalar o arranha-céus mais alto de toda a União Europeia.
O detido trata-se de Titouan Leduc, um alpinista francês, que se dedica a escalar, maioritariamente, construções urbanas, conta a AFP.
Foi numa destas situações que Leduc foi encontrado pelas autoridades polacas: a subir a Torre Varso. É o edifício mais alto de toda a União Europeia, que se ergue a 310 metros de altura.
O alpinista terá chegado aos 230 metros quando foi capturado e detido pela polícia, dado que a escalada era ilegal, ficando-lhe apenas a faltar subir uma antena do edifício - os últimos 80 metros.
Em imagens partilhadas nas redes sociais, é possível ver o alpinista a escalar o arranha-céus, aparentemente sem equipamento, acompanhado por dezenas de curiosos que o observam e gravam a partir do chão.
O francês chega ainda ao fim desta parte em que vemos no vídeo, mas acaba por não conseguir completar a subida.
В Варшаве мужчина без страховки взобрался на самое высокое здание в ЕС Varso Tower
— Варшава здесь (@warsawishere) September 27, 2025
Подробнее: https://t.co/ZGZzPNy0a2 pic.twitter.com/y6iwUYHnQa
As autoridades acorreram ao local e detiveram o jovem, sendo que no local, e à volta do edifício, os bombeiros colocaram colchões de resgate, assim como, delimitaram um perímetro para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Já de regresso ao chão, Leduc foi levado em algemas pelas autoridades, e transportado para uma esquadra numa viatura policial.
Właśnie teraz ktoś wspiął się po fasadzie warszawskiego Varso Tower prosto na dach.
— NEXTA Polska (@nexta_polska) September 27, 2025
Co warte uwagi, robił to bez żadnego zabezpieczenia.
Straż pożarna rozłożyła specjalną matę / trampolinę, nikt nie wpuszcza do wnętrza budynku. pic.twitter.com/56F7fArIGq
Apesar de tudo, o jovem conseguiu quebrar o próprio recorde.
Em entrevista à AFP, antes de começar a escalar, Leduc revelou que a torre mais alta que tinha subido, até ao momento, tinha sido em 2021. "A Torre Montparnasse, em Paris, com 210 metros", afirmou.
No ano seguinte a esta escalada, foi inaugurada a Torre Varso. "Na minha cabeça, neste momento, não tenho margem para erros. O importante é chegar ao topo. É a vitória ou a morte. Ou chegas ao topo ou morres", disse o alpinista, decidido a alcançar o topo da torre, sem ainda saber que a subida ia ser interrompida pela polícia.
No Instagram do próprio, a última publicação partilhada até ao momento, mostra o alpinista já quase no topo de um outro edifício em Varsóvia, o ‘Presidential Hotel’ em Varsóvia, numa escalada que Leduc diz ser de 144 metros. No vídeo, o francês aparenta estar a subir o edifício sem a ajuda de qualquer tipo de equipamento, nomeadamente, de segurança.
Leia Também: Duas pessoas morrem na travessia do Canal da Mancha para Reino Unido