Durante uma semana, de 23 a 30 de setembro, pessoas de todos os cantos do mundo depositaram os seus votos para a eleição mais importante do ano no Parque Nacional de Katmai, no Alasca, EUA: Qual é o urso mais gordo do ano?
Ronda após ronda, os internautas votaram nos pares que iam sendo apresentados até que saiu um vencedor de entre doze ursos pardos no parque. Este ano, o urso eleito o mais robusto foi o número 32, mais conhecido por Chunk - em português, 'pedaço' ou 'naco'.
Para além do semblante corpulento, a história de Chunk apelou também ao lado emocional dos eleitores, garantindo-lhe os fãs necessários para chegar à vitória.
© Explore.orgEste ano, o número 32 apareceu com um maxilar partido, o que deveria ter perturbado seriamente a sua capacidade de caçar e comer salmão durante a semana da competição - e, por isso, prejudicado as suas hipóteses de vencer. Contudo, Chunk perseverou o peso que tinha e ainda ganhou quilos suficientes para arrecadar a coroa.
Mike Fitz, um naturalista residente do parque e criador da ‘Fat Bear Week’ em 2014, contou ao Washington Post que não se sabe como é que o urso terá partido o maxilar. Especula-se, no entanto, que possa ter acontecido durante uma luta com um outro macho durante a época de acasalamento, quando os conflitos entre a espécie são comuns.
No ‘site’ Explore.org onde decorreu a votação, o parque escreve que “muitas questões pairaram no ar sobre o futuro de Chunk depois de ter partido o maxilar”.
“Ursos no Parque Nacional de Katmai não recebem cuidados veterinários, e a fratura prejudicou a sua capacidade de manter a dominância e capturar salmões recém-chegados. Apesar disso, Chunk provou ser imediatamente adaptável”, afirmou a instituição.
“Ele ajustou o seu comportamento para evitar a maioria dos confrontos diretos com outros ursos machos de grande porte e rapidamente aprendeu a comer salmão sem usar totalmente a mandíbula.”
A lesão é, provavelmente, uma fonte de dor constante para Chunk e deverá tornar-se uma deficiência para a vida no urso e, mesmo assim, continua a ser um dos maiores animais de todo o parque.
Chunk chegou à final em 2024, mas perdeu para Grazer
O número 32 entra na competição desde o início, sendo este o seu 11.º ano a concorrer. Contudo, esta foi a sua primeira vitória.
O ano passado ficou perto de ganhar a coroa, chegando até à ronda final, onde acabou por perder para Grazer, que também já tinha vencido no ano anterior.
A derrota surgiu após o número 32 ter atacado duas crias de Grazer e uma delas não ter resistido aos ferimentos.
"Ursos gordos são ursos bem sucedidos"
A escolha do animal mais robusto acontece depois de os ursos serem alimentados à base de salmão durante todo o verão e início do outono, numa dieta que os prepara para a chegada do inverno e para a hibernação, explica o Explore.org.
“Ursos gordos são ursos bem sucedidos”, acrescentam, dizendo que a sobrevivência dos animais depende das reservas de gordura que os ursos acumulam durante estes meses.
Durante a semana de competição, é possível acompanhar os ursos a alimentarem-se por todo o parque, através de câmaras escondidas, e, assim, escolher o animal preferido entre os 12 que entram na votação.
Leia Também: Adolescente é morto durante caça ao ser confundido com esquilo nos EUA