Procurar

Morreu Xiong Shulan, uma das últimas sobreviventes do massacre de Nanjing

Uma das últimas sobreviventes chinesas do massacre de Nanjing, Xiong Shulan, morreu a 27 de setembro aos 94 anos, anunciou hoje o Centro Memorial das Vítimas daquela matança.

Morreu Xiong Shulan, uma das últimas sobreviventes do massacre de Nanjing

© Reprodução X

Lusa
29/09/2025 08:36 ‧ há 14 horas por Lusa

Mundo

China

Com o falecimento de Xiong Shulan, restam 25 sobreviventes do episódio ocorrido em finais de 1937, quando tropas japonesas invadiram a então capital chinesa e, durante seis semanas, saquearam, incendiaram, violaram e assassinaram entre 150 mil e 340 mil pessoas, segundo várias fontes históricas.

 

Nascida em 1931, Xiong tinha seis anos quando, juntamente com a família, se refugiou num abrigo subterrâneo para escapar ao massacre. Recordava que a mãe perdeu o bebé que esperava, a tia foi violada e o tio assassinado de forma "extremamente brutal". Também descreveu montes de cadáveres acumulados nas proximidades do local onde hoje se ergue o memorial.

Os testemunhos de Xiong e de outras vítimas foram inscritos em 2015 no Registo da Memória do Mundo da UNESCO. Este ano já tinham falecido outros dois sobreviventes, Yi Lanying e Tao Chengyi, ambos em fevereiro, aos 99 e 89 anos.

A China assinala anualmente o 13 de dezembro como dia de luto nacional pelas vítimas da chamada "Matança de Nanjing". O episódio está ainda no centro de uma disputa histórica com o Japão, acusado por Pequim de adotar uma postura revisionista sobre a invasão e os crimes de guerra cometidos, que incluíram massacres de civis, utilização de mulheres como escravas sexuais e experimentação com armas biológicas.

Este ano, em plena evocação do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o massacre voltou à atualidade através do filme "Dead To Rights", selecionado para representar a China nos Óscares e já um sucesso de bilheteira.

Leia Também: Idosa de 95 anos acusada de matar sobrevivente do Holocausto em lar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10