Uma mulher, vítima do esquema de burla em que uma pessoa se fez passar pelo Brad Pitt, para sacar milhares de euros às suas vítimas, escreveu um livro sobre o assunto, revelando que apesar do dinheiro que perdeu, há algo de positivo a retirar da sua experiência.
Anne Deneuchatel é uma das vítimas da burla que fez capas de jornais no início do ano. A mulher, de 53 anos, foi enganada em 800 mil euros, por alguém que usou a Inteligência Artificial para fingir que era o famoso ator de Hollywood.
A francesa sofreu uma depressão grave após ter sido enganada. Porém, após ter tido acompanhamento psiquiátrico, decidiu lançar um livro onde conta pormenores sobre a sua história e a relação falsa que manteve.
Livro revela pormenores da falsa relação
Em ‘Je ne serai plus une proie’ [Não serei mais uma presa], Anne conta que estava num casamento infeliz, com um empresário manipulador, quando recebeu uma mensagem de uma estranha que alegava ser a mãe de Brad Pitt.
A mulher acabaria por conhecer o ator num canal online, onde começou frequentemente a encontrar-se com ele. “Fiquei viciada em falar com ele e vi-me numa fantasia”, admite.
Assim que ganhou a sua confiança, o burlão começou a pedir-lhe dinheiro, momento em que diz que se sentiu validada de amada, qualidades que faltavam no seu casamento, disse Anne ao Le Monde.
"Eu não tinha mais nenhuma independência. A certa altura, parecia mais fácil ajudar o 'Brad' do que me ajudar a mim mesma”, acrescenta, contando que acabou por se divorciar do marido. “Foi a única coisa positiva” que resultou do esquema, admite.
O divórcio aconteceu depois de a pessoa que fingia ser o ator ter pedido Anne em casamento.
Mensagens reveladas
Na obra, Anne divulga também algumas das mensagens trocadas com o burlão e em que falava do seu casamento, enquanto 'Brad' lhe contava sobre os seus problemas de alcoolismo, solidão e pormenores do seu divórcio com a também atriz Angelina Jolie.
Os dois conversavam diariamente, com regularidade, ao ponto de Anne afirmar que se sentia numa “lua de mel”. O homem dirigia-lhe os mais diversos elogios, chamando-a de “meu amor”, "rainha" e enviando-lhe poemas ou até afirmando que não tinha ninguém a não ser ela.
“Afastei-me da minha personalidade habitual para viver esta fantasia e senti que estava a ser finalmente eu”, refere.
Relação durou mais de um ano
A relação durou 14 meses - entre abril de 2023 a junho de 2024 - período durante o qual transferiu mais de 800 mil euros à pessoa que acreditava ser Brad Pitt.
Inicialmente, o dinheiro era para este comprar prendas para Anne, os quais esta nunca chegou a receber. Mais tarde começou a pedir-lhe dinheiro para despesas hospitalares, tendo convencido a mulher que tinha um cancro e estava a fazer tratamentos.
Esquema descoberto
A mulher só se apercebeu de que estaria a ser burlada quando a relação de Brad Pitt com a atual namorada, Ines de Ramon, se tornou pública.
A investigação para encontrar o culpado começou o ano passado, depois de Anne ter apresentado queixa às autoridades. Três homens de uma vila na Nigéria foram identificados como sendo os possíveis responsáveis pela burla.
Esta não é a primeira vez que a imagem de Brad Pitt é usada para esquemas de burlas, tendo já em Espanha acontecido uma história semelhante.
Leia Também: Casamento à vista? Brad Pitt e Ines de Ramon unidos pela dor