Procurar

Espanha. Discoteca terá de pagar 61 mil € a vítima de agressões sexuais

Uma discoteca de Barcelona, em Espanha, foi condenada ao pagamento de uma indemnização de 61 mil euros a uma jovem norte-americana que foi vítima de abusos sexuais no recinto do espaço de diversão noturna, enquanto responsável civil subsidiária.

Espanha. Discoteca terá de pagar 61 mil € a vítima de agressões sexuais

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
20/09/2025 19:04 ‧ há 1 semana por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) condenou uma discoteca de Barcelona, em Espanha, ao pagamento de uma indemnização de 61 mil euros a uma jovem norte-americana que foi vítima de abusos sexuais no recinto do espaço de diversão noturna, em 2023, enquanto responsável civil subsidiária.

 

O organismo confirmou a pena de 18 anos de prisão ao agressor sexual, identificado pela sigla WCD, que também condenou ao pagamento de 61 mil euros pelos danos morais, físicos e psicológicos que provocou à jovem, que tinha 19 anos quando foi violada no recinto da discoteca Input, do Poble Espanyol, noticiou a agência EFE.

O crime deu-se a 11 de março de 2023, depois de a jovem ter saído do espaço para fumar, por uma porta traseira que lhe foi indicada por um funcionário e que só abria por dentro.

A jovem afastou-se do funcionário, por se sentir desconfortável, e o trabalhador voltou para o interior do espaço de diversão noturna. Ficou, por isso, sem possibilidade de abrir a porta.

Enquanto vagueava no exterior da discoteca, um homem saltou um muro e surpreendeu-a, e "aproveitando" que esta estava sozinha, no escuro e num local vedado ao público, atacou-a. O sujeito violou-a, agrediu-a até ficar inconsciente e roubou-lhe a mala e o telemóvel.

O Tribunal de Barcelona absolveu a discoteca e o Poble Espanyol, pelo que o Ministério Público recorreu ao TSJC, para que as entidades fossem condenadas a pagar uma indemnização à vítima, caso o agressor sexual não tivesse meios para o fazer. O organismo jurídico condenou a SHEI-HEI MOON, empresa que gere a discoteca, mas descartou declarar a responsabilidade civil do Poble Espanyol, tendo considerado que as medidas de segurança do recinto eram adequadas e estavam de acordo com a regulamentação em vigor.

No entanto, o TSJC reconheceu que houve "uma conduta claramente negligente do funcionário", que permitiu que a vítima saísse por uma porta que, uma vez fechada, não poderia ser aberta a partir do exterior, o que ditou que a jovem ficasse "num local inóspito, onde foi atacada pelo arguido".

Ainda assim, a entidade apontou que a conduta do trabalhador "foi determinada pela falta de formação e até de informação" por parte da empresa sobre as "normas mínimas de segurança" da discoteca.

Detido em Espanha homem condenado por homicídio em Albufeira

Detido em Espanha homem condenado por homicídio em Albufeira

Um britânico, de 34 anos, condenado a 16 anos de prisão pelo assassinato de um amigo, em Albufeira, no Algarve, foi detido agora em Espanha. O homem é suspeito também de outros crimes violentos, entre os quais assaltos a ourivesarias de Esposende, no distrito de Braga.

Natacha Nunes Costa | 10:10 - 19/09/2025

Leia Também: Tem perna amputada após 13 dias sem cirurgia. Será indemnizado em 180 mil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10