Um homem de 34 anos, condenado a 16 anos de prisão por um homicídio em Albufeira, no Algarve, e suspeito de outros crimes violentos, foi detido em Alicante, Espanha, revela esta sexta-feira, 19 de setembro, a Polícia Judiciária (PJ) num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com os inspetores, o homem, de nacionalidade britânica, que é o "presumível autor de um assalto a uma ourivesaria, em Esposende, distrito de Braga, com recurso a arma de fogo, ocorrido a 21 de janeiro deste ano", foi detido pela Guardia Civil.
Sobre ele, além das suspeitas de assalto, pendia um mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal de Portimão, devido ao facto de ter sido condenado a 16 anos de prisão, por um homicídio qualificado, ocorrido na madrugada de 25 de abril de 2022, quando se encontrava acompanhado da vítima, numa unidade hoteleira em Albufeira.
'Currículo' com vários crimes
Na sequência do assalto em Esposende, a PJ encetou diligências investigatórias, em conjunto com entidades diplomáticas, com a Guardia Civil e com a National Crime Agency do Reino Unido, que permitiram não só identificar o autor como associá-lo a outros crimes de roubo de viatura, falsificação de documentos e a um outro assalto a uma ourivesaria, também na cidade de Esposende, ocorrido, posteriormente, a 14 de abril deste ano.
Perante isto, e em estreita colaboração com as autoridades espanholas e britânicas, foi possível localizar o paradeiro do criminoso em Alicante.
Realça a PJ que o homicida apresenta uma "vasta ficha biográfica por crimes violentos", tendo a sua atuação criminal sido alvo de grande repercussão nos meios de comunicação social do Reino Unido.
O britânico será agora extraditado para Portugal, onde deverá cumprir pena pelo assassinato de 2022 e ser julgado pelos restantes crimes cometidos em território português.
Inglês morto à facada
O homicídio pelo qual o britânico foi condenado remonta à madrugada do dia 25 de abril de 2022. Na altura, o Correio da Manhã noticiou que a vítima, também inglesa, com idade compreendida entre os 25 e os 30 anos, foi morta à facada, com múltiplos golpes, num complexo de apartamentos turísticos de Albufeira.
Por sua vez, o então suspeito - agora condenado - foi encontrado pelas autoridades no local "com sangue e uma faca nas mãos". Indiciava estar sob efeito de bebidas alcoólicas ou droga.
Ambos seriam conhecidos e estariam a passar férias no Algarve. O crime terá sido, inclusive, cometido durante um desentendimento, após uma "noite de diversão" em Albufeira.
Assalto à mão armada
Já o assalto de 21 de janeiro deste ano, a uma ourivesaria de Esposende, terá sido cometido em 'dupla' e à mão armada, como foi noticiado na altura.
Os criminosos terão usado um martelo e uma arma de fogo para consumar crime e terão roubado, sobretudo, relógios. Depois colocaram-se em fuga, num carro, a alta velocidade.
Apesar de terem o carapuço dos casacos a esconder o rosto, as autoridades conseguiram perceber que um deles era o suspeito agora detido.
Leia Também: Condenado a 17 anos e meio de prisão homem que matou senhorio