O presidente do Governo espanhol esteve na manhã desta quarta-feira de visita a uma escola municipal em Getafe, a partir de onde anunciou duas medidas importantes na área da educação.
Pedro Sánchez afirmou que já está em marcha um programa de doação de 175 milhões de euros para criar vagas gratuitas para crianças até aos 3 anos que pertençam a famílias mais carenciadas.
A ideia do governo é conceder auxílios às famílias que se encontram abaixo do limiar da pobreza para que possam matricular os seus filhos de forma totalmente gratuita, explica o El País. O objetivo, disse Sánchez, é "facilitar a universalização da escolarização na fase da educação infantil, sem restrições económicas ou culturais". O programa será lançado em 2026 e será executado em dois exercícios orçamentais.
Redução do horário letivo
O governante anunciou, ainda, a sua pretensão em reduzir o horário letivo dos professores nas salas de aula do ensino infantil, primário, secundário e de bacharelato, para um máximo de 23 horas nas escolas primárias e 18 no ensino secundário.
Esta medida, para que seja aprovada, precisa de mais apoio no Congresso referiu.
Sánchez disse ainda que pretende reduzir o número de estudantes por sala de aula, naquela que é uma das maiores reivindicações dos professores no país, assim como a redução da "carga burocrática" que os docentes têm de resolver.
Confira na galeria acima as imagens da visita de Pedro Sánchez à escola 'Casa de los Niños' de Getafe.
Leia Também: Material escolar conta como despesa de educação para o IRS? Saiba como