Procurar

Material escolar conta como despesa de educação para o IRS? Saiba como

Há uma forma de a despesa com material escolar ser dedutível no IRS na categoria da educação. O 'truque', se é que lhe podemos chamar assim, está no sítio onde o compra. 

Material escolar conta como despesa de educação para o IRS? Saiba como

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
17/09/2025 08:15 ‧ há 2 semanas por Beatriz Vasconcelos

Economia

IRS

Lápis, canetas, cadernos, borrachas, afias... a lista de material escolar pode ser longa, mas saiba que há uma forma desta despesa ser dedutível no IRS na categoria da educação. O 'truque', se é que lhe podemos chamar assim, está no sítio onde o compra. 

 

Antes de mais, importa recordar que as despesas com estes artigos deixaram de estar contempladas na 'gaveta' da educação do IRS, há já vários anos. 

"Atualmente, a dedução de educação do IRS só abrange despesas isentas de IVA ou sujeitas à taxa reduzida de 6%, o que deixa de fora o material escolar, na medida em que a taxa de IVA aplicada a estes artigos escolares é de 23%", explica o portal de literacia financeira EI da Associação Mutualista Montepio.

Ora, "esta situação impede as famílias de aproveitarem ao máximo esta dedução, que permite deduzir à coleta 30% das despesas de educação, até ao limite de 800 euros", mas "este teto pode ser superior se houver despesas com alojamento de estudantes deslocados ou a viver no interior ou Regiões Autónomas".

Leia Também: Aulas arrancam a partir de hoje ainda sem todos os professores colocados

Como deduzir o material escolar na dedução de educação?

Contudo, de acordo com o mesmo portal, "existe uma forma de ultrapassar a regra do IVA que impede o material escolar de ser contabilizado na dedução de educação do IRS".

"Basta adquirir estes artigos nas escolas. Desta forma, ficarão isentos de IVA ou serão tributados à taxa reduzida de IVA de 6%", aponta o portal EI.

Além disso, "adquirir o material escolar nas escolas tem ainda outra vantagem para o orçamento das famílias", já que, "por norma, os preços praticados são mais competitivos".

"Esta estratégia para deduzir o material escolar na dedução de educação do IRS assumiu particular relevância a partir de 2019. Desde então, os manuais escolares, uma das despesas de educação mais pesadas, passaram a ser gratuitos até ao 12.º ano para os alunos matriculados em escolas públicas e privadas com contrato de associação. Deste modo, passou a ser muito difícil atingir o limite dedutível de 800 euros. Para alcançarem esta dedução máxima, as famílias têm de apresentar despesas de educação elegíveis no valor de 2.667 euros", pode ler-se no portal EI.

E se não for possível comprar o material escolar nas escolas? 

Caso não seja possível adquirir o material escolar nas escolas, "a única possibilidade de deduzir estes artigos no IRS é através da dedução das despesas gerais familiares".

Porém, "esta dedução engloba todo o tipo de despesas e tem um limite de apenas 250 euros por contribuinte (ou 500 euros por casal)". 

Regresso ao trabalho, às aulas e... à poupança. Aceitaria este desafio?

Regresso ao trabalho, às aulas e... à poupança. Aceitaria este desafio?

Já ouviu falar do desafio das 52 semanas? A cada semana, o valor que deposita no frasco aumenta um euro e no final consegue poupar 1.378 euros. Como para muitas famílias pode ser difícil poupar valores elevados, pode fazer ajustes ao desafio (explicamos tudo aqui).

Beatriz Vasconcelos | 10:31 - 25/08/2025

Leia Também: Educar fora do ecrã: Qual o papel dos pais no regresso às aulas?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10