Todos os anos vários países dos Alpes, como Alemanha, Áustria e Suíça, assinalam o final do verão com uma descida festiva das vacas que passaram a estação mais quente do ano no alto das montanhas.
A tradição tem até um nome e atrai milhares de pessoas, entre os quais residentes e turistas. Chama-se Alabtrieb e, geralmente, acontece em setembro ou outubro, mas pode variar de uma região para outra.
Para comemorar o sucesso da empreitada, caso não tenha ocorrido acidentes com os animais durante aquele ano, os rebanhos são decorados com flores e as pessoas comemoram com músicas, festas e danças nas cidades e vilas dos Alpes.
O movimento inverso, quando o gado sobe para as montanhas, na primavera, também é comemorada na Suíça, apesar de ser bem menos conhecido.
Atualmente, o Almabtrieb tornou-se uma grande atração turística que, além do festival público, também destina-se à venda de bebidas alcoólicas e produtos agrícolas e artesanais.
A fotógrafa Angélica Warmuth, da Reuters, registou o Almabtrieb deste ano em Bad Hindelang, na Baviera.
As fotos, capturadas esta quinta-feira, 11 de setembro, mostram os pastores vestidos com trajes tradicionais desta região alemã e as vacas enfeitadas para o seu passeio anual de final de verão.
Leia Também: Ministro promete valorização em carta a escolas, docentes e funcionários