Charlie Kirk, cofundador da organização ultraconservadora Turning Point USA, foi baleado, esta quarta-feira, num evento de uma faculdade no Utah, nos Estados Unidos. A morte foi anunciada posteriormente pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
"Confirmamos que foi baleado e estamos a rezar pelo Charlie", disse inicialmente Aubrey Laitsch, porta-voz da Turning Point USA.
Segundo a NBC News, o incidente ocorreu na Utah Valley University e Kirk foi a única pessoa ferida.
A imprensa norte-americana tinha indicado anteriormente que um suspeito tinha sido detido, mas a informação foi negada pela polícia da Utah Valley University.
Apreciador de debates oratórios com estudantes, Kirk organizava um evento no campus da Utah Valley University, no oeste do país, quando foi alvejado.
Em vídeos que circulam nas redes sociais - que o Notícias ao Minuto optou por não partilhar - é possível ver Kirk a ser baleado, enquanto falava sentado sob uma tenda perante centenas de pessoas.
"O grande, e até mesmo lendário, Charlie Kirk está morto", anuncia Trump
Através da sua rede social, a Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a morte do ativista de 31 anos.
"O grande, e até mesmo lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o Coração da Juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim, e agora já não está entre nós. Melania e os meus sentimentos à sua linda esposa Erika e à família. Charlie, nós amamos-te!", escreveu.
Antes tinha afirmado que "todos devemos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado". "Um rapaz incrível, do início ao fim. QUE DEUS O ABENÇOE!", sublinhou.
Também o vice-presidente norte-americano, JD Vance, pediu "uma oração por Charlie Kirk", descrevendo-o como "um rapaz genuinamente bom e um pai jovem".
O diretor do FBI, Kash Patel, disse estar a "acompanhar de perto os relatos do trágico tiroteio" que envolve Charlie Kirk. "Os nossos pensamentos estão com o Charlie, os seus entes queridos e todos os afetados. Os agentes chegarão ao local rapidamente e o FBI apoia totalmente a resposta e a investigação em curso", escreveu na rede social X.
We are closely monitoring reports of the tragic shooting involving Charlie Kirk at Utah Valley University. Our thoughts are with Charlie, his loved ones, and everyone affected. Agents will be on the scene quickly and the FBI stands in full support of the ongoing response and…
— FBI Director Kash Patel (@FBIDirectorKash) September 10, 2025
Charlie Kirk era cofundador e líder da organização ultraconservadora Turning Point USA (TPUSA), que tem como objetivo promover políticas conservadoras nos campus de escolas secundárias e universidades.
Kirk, de 31 anos, liderou também a 'Students for Trump' e promoveu uma campanha para recrutar um milhão de estudantes para a reeleição de Donald Trump em 2020.
Era um dos mais proeminentes ativistas pró-Trump e personalidades conservadoras dos Estados Unidos, tendo conquistado milhões de fãs.
[Notícia atualizada às 22h07]
Leia Também: Trump mostra-se enigmático em mensagem sobre drones russos na Polónia