A recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia desmaiou e caiu ao chão, na terça-feira, dia 9 de setembro, a meio de uma conferência de imprensa - precisamente na sua apresentação ao país.
Elisabet Lann juntou-se ao executivo de Ulf Kristersson nesse mesmo dia, após ser nomeada para o cargo. O seu antecessor Acko Ankarberg Johansson tinha-se demitido na segunda-feira.
O desmaio da ministra rapidamente ficou viral nas redes sociais, com as imagens a ilustrar o momento.
O vídeo mostra Lann a deixar cair, devagar a princípio a cabeça, e a curvar-se. Depois debruça-se para a frente, apoiando-se no púlpito, que não aguenta com a ministra e tomba para a frente.
Lann cai no chão, batendo com a cabeça no púlpito, e é rapidamente assistida pela vice-primeira-ministra da Suécia, que estava ao seu lado, e a vira de costas.
Logo a seguir, a sala, cheia de jornalistas, acorre para auxiliar Lann, que aparenta estar inconsciente.
Pode ver este momento na nossa galeria acima.
A ministra terá então sido acompanhada para fora da sala, com a ajuda da segurança no local, mas voltou pouco depois, e explicando que teve uma hipoglicemia, ou seja, uma quebra de açúcar no sangue.
“Isto não foi exatamente uma terça-feira normal, mas é o que pode acontecer quando se tem uma hipoglicemia”, alertou a ministra da Saúde sueca.
Um jornalista no local, citado pelo News.com.au, contou que o incidente “pareceu grave”. “Ela caiu mesmo à minha frente”, disse.
No seguimento do desmaio, a conferência de imprensa acabou por ser cancelada.
Elisabet Lann desmaiou após fazer um discurso de apresentação na tarde de terça-feira, e de ter passado a palavra ao ministro dos Assuntos Sociais suecos, Jakob Forssmed.
Leia Também: Suécia, Noruega e Letónia condenam violação do espaço aéreo polaco