Procurar

Milei forma "mesa política nacional" e quer diálogo com governadores

O presidente da Argentina decidiu hoje formar uma "mesa política nacional" com colaboradores mais próximos, após uma dura derrota eleitoral nas eleições legislativas deste domingo na província de Buenos Aires, e convocou uma "mesa de diálogo federal" com governadores.

Milei forma "mesa política nacional" e quer diálogo com governadores

© REUTERS/Agustin Marcarian

Lusa
08/09/2025 23:59 ‧ há 3 dias por Lusa

"O presidente da Nação tomou a decisão de formar uma mesa política nacional", anunciou o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, que precisou que esta integra a irmã do mandatário e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, o chefe de Gabinete de Ministros, Guillermo Francos, a ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, o presidente da Câmara dos Deputados, Martín Menem, o assessor presidencial Santiago Caputo, e o próprio porta-voz.

 

Segundo a comunicação de Adorni, feita na rede social X, que foi posteriormente partilhada pelo próprio presidente, Javier Milei, este instruiu ainda Francos para "convocar uma mesa de diálogo federal com os governadores" provinciais.

"Da mesma forma, a mesa política da província de Buenos Aires será ampliada em virtude da representatividade daqueles que compõem o espaço provincial", acrescentou.

O anúncio da Presidência é feito menos de 24 horas após se saber da dura derrota do La Libertad Avanza (LLA) --- partido de Milei --- perante o peronismo (movimento liderado a partir do pensamento de Juan Domingo Perón, militar e estadista argentino, presidente daquele país), nas eleições na província de Buenos Aires, principal bastião dos peronistas e distrito eleitoral chave a nível nacional, com quase 40% da população total argentina.

Com quase 99% dos votos apurados, a Fuerza Patria, aliança de diferentes setores do peronismo, venceu com 47% dos votos, enquanto o LLA obteve cerca de 34%, uma diferença muito maior do que as sondagens previam, o que preocupa o governo já a olhar para as eleições nacionais de 26 de outubro.

Após ter conhecido os resultados, Milei reconheceu ter sofrido uma "clara derrota" que, segundo ele, obriga a uma profunda autocrítica dentro do seu partido, mas realçou que não vai mudar o rumo do seu governo.

"Não recuaremos nem um milímetro na política do governo. O rumo não só se confirma, como vamos acelerá-lo e aprofundá-lo ainda mais", antecipou, ao mesmo tempo que apelou para que se comece a trabalhar para as eleições do próximo mês, nas quais será renovada uma parte do Congresso Nacional.

Hoje, o mercado reagiu de forma muito adversa à derrota eleitoral do governo e a Bolsa de Buenos Aires caiu 13,25%.No mercado oficial de câmbios, o dólar americano no Banco Nación estatal subiu 45 pesos, atingindo um novo valor máximo de fecho de 1.425 pesos para venda ao público, enquanto no mercado grossista, o valor da moeda americana subiu para 1.405 pesos por unidade.

Leia Também: Argentina condena ataque em Jerusalém e diz que uma vítima era argentina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10