Uma cadela no Peru salvou a sua família de um explosivo, em agosto deste ano, após um homem encapuzado lançar o dispositivo para dentro do quintal da casa.
Carlos Alberto Mesias Zarate, jornalista de profissão, contou à NBC News que durante a madrugada, por volta da 1h, as câmaras de videovigilância da sua casa captaram um suspeito, vestido de preto, a atirar o engenho para a residência.
O homem encetou, logo, fuga, sem nem sequer esperar para ver se o ataque seria bem sucedido. Provavelmente, não esperava que o seu plano fosse arruinado pela cadela da família: a Manchis, uma cocker spaniel de dez anos.
Manchis desativou o explosivo e salvou a sua família
Nas imagens de segurança, que pode ver na nossa galeria, Manchis começa logo a alertar para o perigo, e ladra na direção do suspeito, quando este ainda tem o explosivo na mão.
Assim que o engenho é lançado, Manchis acorre ao local e com as patas e com o focinho começa a tentar apagar as fagulhas e a desativar o dispositivo.
O vídeo não mostra por completo o que aconteceu depois, mas Zarate revelou os eventos dessa noite.
O jornalista confidenciou que a cadela acabou por morder e comer parte do explosivo - um ato que salvou a vida a toda a família, mas que deixou Zarate a temer pela vida de Manchis.
Após o incidente, o jornalista ligou de imediato às autoridades, que, ao chegarem ao local, identificaram o explosivo como "dinamite, usada tipicamente em minas terrestres".
"Ela roeu e mastigou e salvou as nossas vidas", destacou Zarate em entrevista.
O jornalista explicou ainda que considerava ter sido diretamente visado pelo ataque, devido à sua profissão, mas desvalorizou o incidente, dizendo que são "ossos do ofício".
© @super_manchis/TikTok
Manchis ficou com danos nas cordas vocais
Desde então, as autoridades peruanas já identificaram e detiveram um suspeito.
Contudo, o incidente deixou as suas marcas. Para salvar a família, Manchis sofreu danos consideráveis nas suas cordas vocais.
"Não conseguimos ouvi-la ladrar agora", revelou Zarate, que admitiu que Manchis está a ser seguida de perto por um veterinário, que está a tentar restaurar a voz da cadela.
Desde o incidente, a família criou uma conta no TikTok para a Manchis, onde um dos vídeos conta com quase 35 mil visualizações. Nos comentários, é louvada como uma "heroína".
@super_manchis Gracias a todos por su preocupación, soy la heroina de mi familia ️#supermanchis #lovedogs #peru #perritostiktokers original sound - Headbangers Dan
Leia Também: Onze hábitos estranhos que os cães têm (mas que são normais)