Procurar

Governo dos EUA contesta pedido de asilo de Kilmar Abrego Garcia

O governo dos Estados Unidos (EUA) está a contestar o pedido de asilo do imigrante Kilmar Abrego Garcia nos EUA, segundo documentos divulgados hoje pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA.

Governo dos EUA contesta pedido de asilo de Kilmar Abrego Garcia

© Anna Moneymaker/Getty Images

Lusa
06/09/2025 07:06 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Kilmar Abrego Garcia

"Como membro de uma organização terrorista estrangeira designada, a MS-13, ele (Abrego Garcia) já não é elegível para o seu auxílio imigratório anterior", indicou o departamento.

 

O arguido declarou-se inocente e em agosto apresentou uma moção no tribunal de imigração de Baltimore no mês passado para reabrir o seu processo de imigração de 2019 e voltar a pedir asilo.

Abrego Garcia nunca foi acusado de ser membro do grupo terrorista.

O imigrante tornou-se um ponto crítico nas políticas de imigração do presidente dos EUA, Donald Trump, quando foi injustamente deportado para o seu país natal, El Salvador, em março, segundo a agência de notícias Associated Press.

Em junho, Abrego Garcia voltou para os EUA para enfrentar um processo federal por tráfico humano no Tennessee, que os seus advogados apelidaram de absurdo e vingativo, de acordo com a AP.

O primeiro pedido foi negado porque foi feito mais de um ano depois da sua chegada aos EUA.

"A única razão pela qual lhe foi negado o asilo em 2019 foi porque não o apresentou no prazo de um ano após a sua entrada nos EUA, um problema que o governo já resolveu", disse o diretor do Programa de Defesa do Imigrante (IAP) do Centro de Assistência Jurídica e Justiça, Sandoval-Moshenberg.

"Se o Sr. Abrego Garcia tiver direito a um julgamento justo no tribunal de imigração, não há como não ter o seu pedido de asilo caducado", acrescentou o diretor.

Especialistas em imigração disseram que o novo pedido de asilo de Abrego Garcia pode levar a um green card (documento de residência permanente legal nos EUA) e a um caminho para a cidadania.

Ao reabrir o caso de 2019, Abrego Garcia corre também o risco de ser enviado de volta para El Salvador.

A administração Trump declarou em documentos judiciais esta semana que procuraria devolvê-lo ao seu país natal caso reabrisse com sucesso o seu processo de imigração anterior.

"Os advogados de Kilmar Abrego Garcia estão a brincar com o fogo", indicou hoje o Departamento de Segurança Interna em comunicado.

Abrego Garcia e os seus advogados negaram repetidamente a alegação da MS-13, que o levou a ser detido pela polícia local no Condado de Prince George, Maryland, em 2019.

Leia Também: Salvadorenho Kilmar Abrego García quer pedir asilo nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10