Procurar

Avião que transportava Sánchez sofre avaria e obriga a regresso a Madrid

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, estava a caminho de Paris para participar na reunião da Coligação dos Dispostos quando teve de regressar a Madrid devido a uma avaria no avião.

Avião que transportava Sánchez sofre avaria e obriga a regresso a Madrid

© Betty Laura Zapata/Bloomberg via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
04/09/2025 10:46 ‧ há 19 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Espanha

O avião que transportava o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, para a reunião da Coligação dos Dispostos, que decorre esta quinta-feira em Paris, França, sofreu uma avaria e teve de regressar a Madrid.

 

Segundo adiantou o governo espanhol, citado pela imprensa local, Sánchez irá participar na reunião por videoconferência, tal como o seu homólogo britânico, Keir Starmer, e o presidente norte-americano, Donald Trump.

O primeiro-ministro espanhol viajou ontem para Londres, onde teve uma reunião com Starmer, em Downing Street. À noite regressou a Espanha e hoje deveria seguir caminho para Paris. O avião ainda chegou a descolar, mas acabou por ter de regressar a Madrid devido a uma avaria.

A Coligação dos Dispostos reúne-se esta quinta-feira para debater as garantias de segurança a fornecer à Ucrânia.

A reunião contará com a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a participação de vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro português, Luís Montenegro. No fim, está prevista uma conversa com o líder norte-americano, Donald Trump.

Macron, Zelensky e líderes europeus falam com Trump na quinta-feira

Macron, Zelensky e líderes europeus falam com Trump na quinta-feira

Os Presidentes francês e ucraniano e outros líderes europeus reúnem-se na quinta-feira com o Presidente norte-americano, Donald Trump, após a cimeira da chamada Coligação dos Dispostos sobre garantias de segurança para Kyiv, anunciou hoje o Palácio do Eliseu.

Lusa | 18:16 - 03/09/2025

Na quarta-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, indicou que os países europeus estão prontos para prestar as garantias de segurança exigidas por Kyiv.

Após a reunião da Coligação dos Dispostos, que será copresidida por França e Reino Unido, deverão ser conhecidos os detalhes das garantias de segurança que os países envolvidos estão disponíveis para oferecer a Kyiv, como forma de evitar uma nova agressão russa em caso de acordo de paz.

Sublinhe-se que, ao fim de mais de três anos e meio da invasão russa da Ucrânia, as propostas para um acordo de paz entre Moscovo e Kyiv têm fracassado.

O presidente russo, Vladimir Putin, exige que a Ucrânia ceda territórios e renuncie ao apoio ocidental e à adesão à NATO, condições que Kyiv considera inaceitáveis, reivindicando pelo seu lado um cessar-fogo imediato como ponto de partida para um acordo de paz, a ser salvaguardado por garantias de segurança.

Leia Também: Zelensky espera discutir novas sanções a Moscovo com Trump na 5.ª-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10