"No total, 5.919 quilogramas de cocaína, com um valor de mercado estimado em 320 milhões de euros, foram apreendidos a bordo do navio", precisou a autoridade num comunicado.
A operação ocorreu na sexta-feira em águas internacionais "ao largo da costa ocidental de África", a pedido do Departamento Anti-Narcóticos (OFAST, no acrónimo em francês) da polícia judiciária francesa, na sequência de informações transmitidas pelos serviços policiais britânicos e americanos e pelo Centro de Análise e Operações Marítimas (MAOC-N) de Lisboa.
Foi aberta uma investigação judicial pelo Ministério Público de Brest, cidade francesa.
A fragata que procedeu à apreensão encontrava-se a realizar a missão Corymbe, uma operação através da qual a França assegura a sua presença na África Ocidental e no Golfo da Guiné.
"A Marinha francesa já intercetou 45 toneladas de drogas este ano, o que já é um recorde em relação ao ano passado, estando ainda em setembro", afirmou o almirante Nicolas Vaujour, chefe do Estado-Maior da Marinha.
Em março de 2024, um navio da Marinha francesa apreendeu 10,7 toneladas de cocaína num barco de pesca brasileiro no Golfo da Guiné.
Leia Também: Navio espanhol parte para Cabo Verde com toneladas de ajuda humanitária