Procurar

Navio espanhol parte para Cabo Verde com toneladas de ajuda humanitária

Um navio da Marinha espanhola partiu na segunda-feira de Las Palmas com sete toneladas de ajuda humanitária para Cabo Verde, destinada às famílias afetadas pela tempestade de 11 de agosto, que provocou nove mortos.

Navio espanhol parte para Cabo Verde com toneladas de ajuda humanitária

© Lusa

Lusa
02/09/2025 11:27 ‧ há 19 horas por Lusa

O envio, coordenado com o Ministério da Defesa, "responde à emergência humanitária causada pelas fortes chuvas que deixaram muitas pessoas sem acesso a água potável, alimentos e cuidados de saúde", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, citado numa nota divulgada hoje pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde.

 

O navio transporta 720 'kits' de higiene da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, suficientes para 3.600 pessoas durante um mês. Cada 'kit' cobre as necessidades de cinco pessoas.

Este apoio soma-se à contribuição já feita pela agência espanhola em resposta ao apelo da Federação Internacional da Cruz Vermelha, para aliviar a vulnerabilidade em São Vicente e Santo Antão.

A instituição está a fornecer água potável, abrigo, assistência médica e outros bens essenciais, e prevê aumentar o financiamento de desenvolvimento para ajudar na reconstrução das zonas afetadas.

A tempestade de 11 de agosto em São Vicente causou nove mortos, dois desaparecidos, inundações, estragos em estradas, casas, pontes e estabelecimentos, falhas de energia e arrastou veículos e bens para o mar.

O Governo declarou situação de calamidade durante seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau, com medidas de apoio às famílias e empresas, crédito bonificado e verbas a fundo perdido, financiadas pelos fundos nacional e soberano de emergência.

Cabo Verde tem recebido vários apoios internacionais.

O navio português NRP Sines atracou em São Vicente quatro dias após a tempestade, com militares, equipamentos de limpeza, uma dessalinizadora para o hospital, drones e mergulhadores.

Forneceu 80 toneladas de água potável, ajudou a recuperar metade da produção de água na ilha e distribuiu refeições com a Cruz Vermelha.

Também quatro mergulhadores norte-americanos estão a dar apoio nas buscas pelos desaparecidos e na recuperação de bens.

A Embaixada dos Estados Unidos anunciou ainda assistência de emergência, através da Cruz Vermelha, com alimentos, 'kits' de higiene e artigos de socorro.

Uma aeronave KC-46 da Guarda Nacional de New Hampshire transportou para São Vicente medicamentos pediátricos e cirúrgicos, sistemas de oxigénio, material médico, roupa e alimentos doados pela Associação Cabo-verdiana de Médicos.

Leia Também: TACV garante voos domésticos com Boeing e navio após incidentes em dois aviões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10