Geralmente, na hora de pagar, as faturas trazem notícias menos boas. Contudo, parece haver um restaurante em Espanha a contrariar esta tendência.
Em causa está um estabelecimento que parece aplicar descontos que, ainda que sejam de poucos cêntimos, acabam a surpreender, mas só aqueles que se revelam bons clientes.
O caso foi recordado pela famosa conta na rede social X (antigo Twitter) do autor do livro 'Soy Camarero', na terça-feira, e a fatura em questão, tal como depois menciona, já tem um ano - é de 2 de setembro de 2024. Ainda assim, a página, que tem milhares de seguidores e que denuncia, diariamente, inúmeros abusos e polémicas associadas ao setor da hotelaria e restauração, quis lembrar os seguidores do sucedido e perguntar: "Descontos por serem bons clientes. O que acham?".
A fatura, que foi enviada à página gerida por Jesús Soriano por os clientes de um restaurante espanhol, mostra que são aplicados descontos por algumas atitudes dos clientes: "pelo seu sorriso", "pela sua confiança", "pela sua gentileza" e "por nos recomendar". O restaurante descontou um total de 5 cêntimos da conta - o que pode não ser muito, mas, certamente terá despertado alguns sorrisos.
A publicação gerou inúmeros comentários e, se houve quem elogiasse, também houve espaço para algumas críticas, defendendo que o desconto podia ser maior.
Descuentos por ser buenos clientes ¿Qué opináis? pic.twitter.com/vKJHcfZlB7
— Soy Camarero (@soycamarero) September 2, 2025
Grupo de 18 pessoas gasta 63.000€ em restaurante
De realçar que, recentemente, também em Espanha, outro restaurante chamou à atenção, mas foram os proprietários aqueles que acabaram surpreendidos. Um grupo de 18 pessoas gastou mais de 63 mil euros num restaurante em Maiorca, nas ilhas Baleares, e a conta, que incluiu também uma gorjeta de quase seis mil euros, surpreendeu o estabelecimento - que até recorreu às redes sociais para identificar os clientes.
A conta incluiu pratos como pizzas, massas e peixes, além de várias garrafas de vinho. Os preços por prato, segundo o menu disponível nas redes sociais, variam entre os 22 e os 42 euros, mas na conta há uma cobrança considerável de 45 mil por "vários pratos de peixe".
Além disso, foi dada uma gorjeta de 5.748 euros, correspondente a 10% da conta, que é uma prática comum do restaurante Annabel Mallorca.
No total, o grupo deixou 63.237,90 euros no restaurante, uma média de 3.500 euros por pessoa. Os clientes serão celebridades norte-americanas.
Leia Também: Norte-coreanos limpam vestígios de ADN de Kim após encontro com Putin