Os famosos bonecos Labubu continuam a dar que falar. Na última semana, as autoridades viriam a apreender um carregamento, no aeroporto de Seattle, que vai mais de meio milhão de dólares, mais de 400 mil euros.
Num comunicado enviado à CBS News, uma porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA revelou que agentes, designados para inspecionar cargas aéreas no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma, apreenderam, no passado dia 26 de agosto, 11.134 bonecos, com um valor de 513.937,76 dólares, cerca de 441 mil euros.
O carregamento, proveniente da Coreia do Sul, estava rotulado, falsamente, como "Lâmpada LED".
Segundo o responsável, os bonecos apreendidos vão ser destruídos.
Até ao momento, ainda não foi feita qualquer detenção.
Recorde-se que os Labubus, criados por Kasing Lung, em 2015, são atualmente comercializados pela Pop Mart e têm feito furor. A popularidade levou a que fossem criadas versões baratas, conhecidas como 'Lafufus'. Contudo, contêm riscos, tal como alertaram as autoridades britânicas.
Os pequenos peluches contêm peças soltas que apresentam risco de asfixia para os mais pequenos, sendo por isso preciso especial atenção quando se procede à compra dos mesmos. Estes produtos também não apresentam a rotulagem de segurança exigida por lei ou o nome e endereço de um fornecedor sediado no Reino Unido.
Vários produtos apreendidos apresentam costuras visíveis de má qualidade, com mãos ou pés que se partiam facilmente.
"Como costumam ser mais baratos, podem parecer uma pechincha em comparação com as versões originais. No entanto, podem ser perigosos se não tiverem sido fabricados de acordo com a rigorosa legislação de segurança dos brinquedos", indicaram as autoridades britânicas no aviso que lançaram.
Pela sua raridade e valor comercial, vários têm sido também os furtos de Labubus originais noticiados pela imprensa internacional.
Leia Também: Falsos Labubu (e outros) apreendidos em Lisboa: Valiam 43 mil euros