A esperada decisão de Trump terminou com um braço de ferro de quatro anos entre dois estados e governos opostos sobre onde localizar o Comando Espacial dos EUA, uma disputa intensa porque a sede seria um grande benefício para a economia local, noticiou a agência Associated Press (AP).
O Alabama e o Colorado lutavam há muito para reivindicar o Comando Espacial, com os representantes eleitos de ambos os estados a afirmarem que o seu Estado é o melhor local.
"A sede do Comando Espacial dos EUA será transferida para um belo local chamado Huntsville, no Alabama, que será conhecido para sempre como a Cidade dos Foguetes", frisou Trump, ladeado por membros republicanos da delegação do Congresso do Alabama, no Sala Oval.
Trump sublinhou que Huntsville ganhou a corrida pela sede do Comando Espacial, em parte porque "lutaram mais por ela do que qualquer outros".
O senador republicano Tommy Tuberville, candidato a governador do Alabama, destacou que Huntsville é o "local perfeito" para a sede e sugeriu que esta recebesse o nome de Trump.
Também a senadora republicana do Alabama, Katie Britt, que esteve ao lado de Trump durante o anúncio, agradeceu a Trump por "restaurar o Comando Espacial no seu devido lugar".
O Comando Espacial dos EUA adiantou em comunicado na rede social X, após o anúncio, que "está pronto para executar as instruções do Presidente".
As suas funções incluem a condução de operações como a navegação por satélite e a comunicação com as tropas, bem como o alerta sobre lançamentos de mísseis.
Huntsville, no Alabama, apelidada de Cidade dos Foguetes, alberga há muito o Arsenal de Redstone do Exército e o Centro de Voos Espaciais Marshall da NASA.
O Comando de Defesa Espacial e de Mísseis do Exército também está localizado em Huntsville, que recebeu a nomeada devido ao seu papel na construção dos primeiros foguetões para o programa espacial dos EUA.
A decisão sobre a sede remontava a 2021, quando a Força Aérea identificou o Arsenal de Redstone do Exército em Huntsville como o local preferido para o novo Comando Espacial dos EUA.
O então presidente Joe Biden anunciou em 2023 que o Comando Espacial ficaria permanentemente localizado em Colorado Springs, no Colorado, que vinha servindo como a sua sede temporária.
O Governo democrata de Biden defendeu que manter o comando em Colorado Springs evitaria uma interrupção na prontidão.
Trump destacou hoje que os seus planos iniciais para localizar a sede em Huntsville foram "injustamente obstruídos pela administração Biden".
Mas também referiu que o facto de o Colorado utilizar o voto por correspondência "também teve um grande fator" na mudança da sede para longe de Colorado Springs.
"O problema com o Colorado é que têm um sistema de votação muito corrupto", vincou Trump.
Leia Também: Congelar financiamento de projetos climáticos? Tribunal dá razão a Trump