Um homem foi encontrado morto "deitado numa poça de sangue" no festival Burning Man, no estado norte-americano do Nevada, na noite de sábado. O caso está a ser investigado como um homicídio.
Em comunicado, o Gabinete do Xerife do Condado de Pershing adiantou que o alerta foi dado pelas 21h14 locais (4h14 de domingo em Lisboa), quando um agente foi informado por um espectador sobre "um homem deitado numa poça de sangue".
O alerta foi dado quando o 'Homem' - estrutura que dá nome ao festival - "começava a arder".
Após o alerta, as autoridades deslocaram-se para o acampamento e "encontraram um homem branco adulto deitado no chão, obviamente morto", tendo criado um perímetro de segurança para investigar o local.
Vários festivaleiros foram interrogados pelas autoridades e a zona onde ocorreu o crime "terá uma forte presença policial" até terminarem diligências.
Segundo o Gabinete do Xerife, a identidade da vítima mortal, que foi transportada para o Instituto Médico Legal do Condado de Washoe, era "desconhecida".
No comunicado, divulgado nas redes sociais, a autoridade alertou que, "apesar de este ato parecer ser um crime isolado, todos os participantes devem estar sempre atentos ao seu redor e conhecidos".
Também a organização do festival adiantou que o "Gabinete do Xerife do Condado de Pershing está a investigar a morte de um homem branco adulto solteiro, ocorrida na noite de sábado, 30 de agosto, em Black Rock City".
"O Burning Man está a cooperar com as autoridades policiais. A investigação está em andamento e o Gabinete do Xerife do Condado de Pershing será a principal fonte de informações adicionais. Se estiver em Black Rock City, não interfira nas atividades policiais", lê-se num comunicado publicado no site do festival.
A nota sublinhou, ainda, que "a segurança e o bem-estar da comunidade são fundamentais".
O Burning Man, sublinhe-se, é um festival de arte e contracultura que ocorre todos os anos no deserto de Black Rock, no estado do Nevada.
Anualmente milhares de participantes - conhecidos como 'burners' - juntam-se numa cidade temporária, conhecida como Black Rock City, para se dedicarem à expressão artística. O evento termina com a queima simbólica de uma enorme escultura de madeira em forma de homem, que dá nome ao festival.
Esta não foi a primeira vez que ocorreram mortes no festival. Em 2017, um homem morreu após correr em direção ao 'Homem' enquanto a estrutura estava a arder. Já em 2023, um outro homem morreu vítima de uma overdose.
Leia Também: "Apocalipse zombie"? Burning Man encerrou devido a tempestade de areia