Um dos fugitivos mais perigosos de Itália foi detido em Barcelona, este mês de agosto, numa operação conjunta entre a Guardia Civil e os Carabinieri.
O homem, que estava foragido desde 2023, refugiou-se em Alicante com o "núcleo familiar mais próximo", sob uma identidade falsa, de acordo com um comunicado divulgado este domingo pelas autoridades espanholas.
O sujeito estava a ser procurado na égide de um mandado de detenção europeu, emitido em dezembro do ano passado, no qual era acusado de liderar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas em grande escala e à extorsão, além do tráfico ilegal de armas e explosivos.
Depois de terem apurado que o indivíduo estava em Espanha, as autoridades italianas contactaram a Guardia Civil "para unir forças e realizar uma investigação conjunta centrada na localização do fugitivo".
"Localizado o paradeiro do fugitivo em Espanha, foram realizadas várias operações tanto em Espanha, como em Itália, para estudar o seu ambiente. Graças a estes esforços, foi possível descobrir que o fugitivo frequentava Barcelona, onde realizava tarefas quotidianas. […] Os investigadores da Guardia Civil estabeleceram várias operações na capital catalã para localizar o indivíduo, até que este fosse finalmente detido”, adiantou a missiva.
No momento da detenção, o homem tinha na sua posse as identidades falsas de que fazia uso, assim como uma "quantia considerável de dinheiro em numerário e outros objetos de valor, como relógios de luxo e peças de ouro".
"Também foram encontrados vários telemóveis e cartões telefónicos que facilitavam as suas comunicações, tanto em Espanha como em Itália" complementou a nota.
O suspeito aguarda, agora, a extradição para Itália.
Leia Também: Ativistas climáticas lançam tinta contra Basílica da Sagrada Família