Procurar

Um dos fugitivos mais perigosos de Itália foi 'apanhado' em Espanha

Um dos fugitivos mais perigosos de Itália foi detido em Barcelona, numa operação conjunta entre a Guardia Civil e os Carabinieri, este mês. O homem, sob o qual pendia um mandado de detenção europeia, estava foragido desde 2023.

Um dos fugitivos mais perigosos de Itália foi 'apanhado' em Espanha

© Guardia Civil

Notícias ao Minuto
31/08/2025 16:45 ‧ há 3 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Um dos fugitivos mais perigosos de Itália foi detido em Barcelona, este mês de agosto, numa operação conjunta entre a Guardia Civil e os Carabinieri.

 

O homem, que estava foragido desde 2023, refugiou-se em Alicante com o "núcleo familiar mais próximo", sob uma identidade falsa, de acordo com um comunicado divulgado este domingo pelas autoridades espanholas.

O sujeito estava a ser procurado na égide de um mandado de detenção europeu, emitido em dezembro do ano passado, no qual era acusado de liderar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas em grande escala e à extorsão, além do tráfico ilegal de armas e explosivos.

Depois de terem apurado que o indivíduo estava em Espanha, as autoridades italianas contactaram a Guardia Civil "para unir forças e realizar uma investigação conjunta centrada na localização do fugitivo".

"Localizado o paradeiro do fugitivo em Espanha, foram realizadas várias operações tanto em Espanha, como em Itália, para estudar o seu ambiente. Graças a estes esforços, foi possível descobrir que o fugitivo frequentava Barcelona, onde realizava tarefas quotidianas. […] Os investigadores da Guardia Civil estabeleceram várias operações na capital catalã para localizar o indivíduo, até que este fosse finalmente detido”, adiantou a missiva.

Detido em Viseu homem condenado a 10 anos de prisão efetiva em França

Detido em Viseu homem condenado a 10 anos de prisão efetiva em França

Um homem condenado a 10 anos de prisão pela prática dos crimes de associação criminosa e furto qualificado, em França, foi detido pela PSP em Viseu. Tinha pendente um mandado de detenção europeu por estar em fuga.

Natacha Nunes Costa | 15:20 - 27/08/2025

No momento da detenção, o homem tinha na sua posse as identidades falsas de que fazia uso, assim como uma "quantia considerável de dinheiro em numerário e outros objetos de valor, como relógios de luxo e peças de ouro".

"Também foram encontrados vários telemóveis e cartões telefónicos que facilitavam as suas comunicações, tanto em Espanha como em Itália" complementou a nota.

O suspeito aguarda, agora, a extradição para Itália.

Mulher procurada por 122 crimes em Portugal 'apanhada' em Espanha

Mulher procurada por 122 crimes em Portugal 'apanhada' em Espanha

Uma mulher acusada de mais de 122 crimes de falsificação de documentos foi detida em Espanha, na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades portuguesas, que vigorava desde 2015.

Notícias ao Minuto | 10:09 - 30/07/2025

Leia Também: Ativistas climáticas lançam tinta contra Basílica da Sagrada Família

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10