Procurar

Jovem escocesa defendia a irmã do assédio sexual de imigrantes? É falso

A polícia escocesa alerta para a desinformação em torno do vídeo da jovem de 12 anos que empunha uma faca e um machado alegadamente para defender-se de imigrantes islâmicos, uma narrativa falsa amplificada pela extrema-direita, incluindo em Portugal.

Jovem escocesa defendia a irmã do assédio sexual de imigrantes? É falso

© Reprodução/ Redes Sociais

Lusa
29/08/2025 17:33 ‧ há 3 horas por Lusa

Alegação: "jovem escocesa defende-se do assédio sexual de dois imigrantes islâmicos"

 

Na última semana, as redes sociais encheram-se de narrativas xenófobas e 'memes' de apoio a uma jovem escocesa filmada a empunhar uma faca e um pequeno machado alegadamente para se defender a ela e à irmã do ataque de imigrantes islâmicos em Lochee, um bairro de Dundee, na Escócia (https://archive.ph/jcrg5).

O caso foi divulgado e empolado por dezenas de contas de extrema-direita e acabou amplificado pelo dono do X, Elon Musk, que escreveu e partilhou vários 'tweets' sobre o incidente (exemplos: https://archive.is/GistT e https://archive.is/EK4k0), e pelo ultranacionalista Tommy Robinson, uma das principais figuras da extrema-direita no Reino Unido (https://archive.ph/VqW2x e https://archive.is/kMAIY).

Em Portugal também circulam várias versões do incidente, desde a jovem estar a ser "assediada por 2 homens" (https://archive.ph/m74Gt), nomeadamente "dois imigrantes islâmicos adultos" (https://archive.ph/iXqDH), até denúncias de que foram vítimas de "um predador sexual muçulmano!!" (https://archive.ph/NWxT9) e que a "miúda de 14 anos defendeu-se de ser violada por um imigrante" e "como tinha uma faca, e a usou para se proteger, foi presa", enquanto "o violador continua solto" (https://archive.ph/rVWk3).

Estas narrativas foram promovidas pelas principais contas da extrema-direita nacionalista, que lamentaram que, "na Europa, o Estado permite que crianças corram o risco de ser violadas em plena luz do dia por selvagens de 3.º mundo mas prende essas mesmas crianças se elas ousarem proteger-se" (https://archive.ph/B8Me4).

Na quinta-feira, dia 29, o deputado Pedro Frazão, do Chega, juntou-se ao coro de indignados e partilhou em várias redes sociais que "na Escócia, uma menina de 14 anos foi detida por tentar defender, com uma faca e um machado, a sua irmã de 12 anos! Segundo ela, de imigrantes que a assediavam!" e que essa "menina-heroína está a ser tratada como uma criminosa pelas autoridades enquanto os adultos ficaram intocáveis!" (exemplos: https://archive.is/Xt5Bd e https://archive.ph/Uyqq0).

A acompanhar a publicação, o deputado anexou "A NOTÍCIA CERTA QUE NUNCA CHEGARÁ ÀS NOSSA TV!", nomeadamente um vídeo tendencioso que tenta relacionar o caso com outros incidentes com imigrantes, nomeadamente paquistaneses (https://archive.is/Xt5Bd), e que o deputado copiou de um canal indiano conhecido pela publicação de desinformação e de conteúdos islamofóbicos: https://archive.ph/yhgX8.

Já nesta sexta-feira, começou também a circular outro vídeo da alegada detenção da jovem escocesa (https://archive.is/oXPh1), igualmente promovido por contas xenófobas nacionais (exemplo: https://archive.is/lfN2t).

Factos: a jovem de 12 anos ameaçou um casal búlgaro com armas brancas e a polícia escocesa alerta para a desinformação em torno do incidente

A análise da informação disponível em fontes abertas permite rapidamente perceber que a história está mal contada. A Lusa Verifica analisou dezenas de publicações no X e no Facebook, incluindo uma útil sequência numa página local de Dundee, no Facebook, onde é possível reconstituir parte do incidente, desde o primeiro vídeo publicado ainda no sábado, dia 23 (https://archive.is/QdBW7) até estas versões que apontam que a altercação ocorreu entre um casal e um grupo de jovens raparigas: https://archive.is/I5d8Z.

Nesse fim de semana, a mesma conta partilhou várias fotos e capturas de ecrã que deixam transparecer uma história diferente da que acabou disseminada nas redes sociais (https://archive.ph/EQ8nu), incluindo fotos da atuação policial naquele local (https://archive.is/rPC11) e capturas de ecrã da versão de um dos alegados imigrantes: https://archive.ph/QQPyV.

A Lusa Verifica apurou que as fotos desse casal foram partilhadas pela mãe de uma menor amiga das duas raparigas que surgem no vídeo viral, mas essa publicação foi entretanto eliminada. Essa divulgação originou alguma confusão sobre a identidade da jovem que empunhou as armas brancas, o que levou à publicação deste esclarecimento por parte dessa mãe: https://archive.ph/EDmaz.

Posteriormente, 'media' locais alertaram para a desinformação que circulava sobre o caso, dado que a polícia escocesa efetuou apenas uma detenção e não terá encontrado indícios sobre as acusações contra o casal envolvido.

Aliás, a própria Police Scotland utilizou as redes sociais (https://archive.is/e6ZJ9) para alertar que o caso estava a ser alvo de desinformação (https://archive.is/9x511): "estamos cientes da desinformação que está a ser partilhada nas redes sociais em relação a um incidente em que um casal búlgaro foi abordado por jovens em St Ann Lane, Dundee, no sábado, 23 de agosto de 2025. Uma menina de 12 anos foi acusada de posse ilegal de armas", explicou a superintendente-chefe, Nicola Russell.

A jovem, que inicialmente se pensava ter 14 anos, "será encaminhada para as autoridades competentes e as nossas investigações estão em curso", acrescenta. "Gostaríamos de agradecer à comunidade local pela sua ajuda na nossa investigação e pedimos ao público que não partilhe desinformação sobre este incidente nem especule sobre as circunstâncias", apelou ainda a superintendente-chefe.

Entretanto, alguns media britânicos chegaram à fala com o casal búlgaro, sobre o qual não existe qualquer indício de ser muçulmano, e contam que terá sido importunado pelas jovens com tiradas racistas (https://archive.is/9tTJW e https://archive.is/vZXWK). Revelam, também, que o casal está atualmente a ser alvo de assédio nas redes e por parte da vizinhança.

Quanto ao novo vídeo da alegada detenção da jovem escocesa que circulou nesta sexta-feira, uma pesquisa reversa de alguns fotogramas revela em segundos que se trata da detenção de uma jovem alemã, em Berlim, durante um protesto pró-Palestina: https://archive.is/WrmqT e https://archive.is/x5Tao.

A Lusa Verifica enviou várias questões ao deputado Pedro Frazão, mas não obteve respostas.

Avaliação Lusa Verifica: Falso

Com base na informação disponível é possível afirmar que é falsa a narrativa xenófoba que está a ser promovida nas redes sociais, nomeadamente de que as jovens escocesas foram assediadas por dois imigrantes muçulmanos. A própria polícia da Escócia esclareceu que apenas abriu um processo contra a jovem escocesa, de 12 anos, e alertou para a desinformação que circula sobre o caso nas redes sociais.

Leia Também: Chega: "Temos de saber onde está a máfia que lucra" com os incêndios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10