A Comissão Europeia dá conta de que Ursula von der Leyen vai visitar e encontrar-se com os primeiros-ministros e Presidentes da Letónia, Finlândia, Estónia, Polónia, Lituânia, Bulgária e Roménia, de acordo com um comunicado.
Na sexta-feira, a presidente do executivo comunitário vai estar em Riga, capital da Letónia, e vai visitar uma fábrica de drones (veículos aéreos não tripulados).
No mesmo dia, von der Leyen visita Helsínquia para discutir a debilidade de "infraestruturas subaquáticas", de comunicações e energéticas.
Ursula von der Leyen vai visitar a Estónia no sábado e no domingo vai estar na Polónia, para um encontro com o primeiro-ministro, Donald Tusk, e viajará até à fronteira com a Bielorrússia, onde o exército polaco está a criar uma perímetro de segurança a separar os dois países, como constatou a Lusa no local em janeiro.
Além de um muro ao longo da fronteira com a Bielorrússia, a Polónia aumentou o número de militares a patrulhar o território naquela parte do país e está a construir um dispositivo de defesa para uma eventual invasão russa a partir do território bielorrusso.
No mesmo dia, a presidente da Comissão Europeia viaja para Sófia, na Bulgária, para uma visita a uma fábrica de armamento e na segunda-feira vai visitar a Lituânia e a Roménia.
O anúncio surgiu no mesmo dia em que uma onde de choque de um bombardeamento russo em Kyiv atingiu as instalações da delegação da UE na capital da Ucrânia.
Leia Também: Após ataque, UE anuncia "19.º pacote de sanções" à Rússia