Procurar

Papa "profundamente triste" com tiroteio em igreja de Minneapolis

O Papa Leão XIV declarou-se "profundamente triste" com o ataque armado mortal hoje ocorrido numa igreja adjacente a uma escola católica de Minneapolis, e apresentou condolências às famílias das vítimas.

Papa "profundamente triste" com tiroteio em igreja de Minneapolis

© ALBERTO PIZZOLI/AFP via Getty Images

Lusa
27/08/2025 20:40 ‧ há 5 horas por Lusa

"O Papa expressa as suas sinceras condolências bem como a garantia da sua proximidade espiritual a todos os que foram afetados por esta horrível tragédia, especialmente às famílias que agora choram a perda de uma criança", segundo um telegrama em inglês divulgado pelo Vaticano.

 

O chefe da Igreja Católica "reza pelos feridos, bem como pelos socorristas, profissionais de saúde e clérigos" que estão a cuidar deles e dos seus familiares, lê-se no texto assinado pelo 'número dois' do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

O atirador que abriu fogo na igreja matou duas crianças, de 8 e 10 anos, e feriu mais 17 pessoas, 14 das quais crianças -- encontrando-se duas delas em estado crítico --, que estavam reunidas para uma missa de início do ano letivo na igreja anexa à escola católica Annunciation, em Minneapolils, no estado do Minnesota.

Com mais armas de fogo em circulação do que pessoas, os Estados Unidos têm a maior taxa de mortalidade por ataques armados de todos os países desenvolvidos.

Os massacres são um flagelo recorrente que os sucessivos governos não conseguiram até agora erradicar, continuando muitos cidadãos norte-americanos profundamente apegados às suas armas.

Este ano, pelo menos 287 assassínios em massa, definidos como aqueles de que resultam pelo menos quatro mortos ou feridos, ocorreram nos Estados Unidos, de acordo com a organização não-governamental (ONG) Gun Violence Archive.

Em 2024, pelo menos 16.700 pessoas, sem incluir suicídios, foram mortas por armas de fogo.

Em 2022, um jovem de 18 anos matou a tiro 19 alunos e dois professores numa escola primária em Uvalde, no Texas - um massacre que chocou particularmente a opinião pública.

Leia Também: Papa Leão XIV renova apelo para "pôr fim ao conflito na Terra Santa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10