Procurar

Turquia inicia construção de módulo do sistema antiaéreo 'Cúpula de Aço'

A Turquia iniciou hoje a construção do novo complexo militar de Ogulbey, perto de Ancara, parte do futuro sistema de defesa antiaérea 'Cúpula de Aço' em que investirá 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).

Turquia inicia construção de módulo do sistema antiaéreo 'Cúpula de Aço'

© Ercin Erturk/Anadolu via Getty Images

Lusa
27/08/2025 19:27 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Turquia

Na cerimónia que marcou o início da construção, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, enfatizou a importância dos sistemas antiaéreos, alertando que "nenhum país que não consiga desenvolver os seus próprios radares e sistemas de defesa aérea pode olhar para o futuro com confiança".

 

"A diferença entre 'estar à mesa ou estar no menu' são os sistemas de defesa aérea e de ataque", disse o líder turco, cujo Governo lançou o 'Cúpula de Aço' no ano passado.

O novo complexo militar pertence à ASELSAN, uma das principais empresas do setor militar da Turquia, avaliada em cerca de 15 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros) e classificada entre as 20 maiores empresas de defesa do mundo.

O evento de hoje assinalou também a inauguração de outras 14 instalações da ASELSAN, avaliadas em 280 milhões de dólares (241 milhões de euros).

Diversos sistemas antiaéreos, como o Hisar e o Korkut, componentes-chave da 'Cúpula de Aço', foram hoje entregues pela empresa militar.

O futuro sistemas de defesa aérea, lançado em agosto de 2024, começou a ser implementado no terreno no início do ano.

É considerado um "sistema de sistemas" porque integra armas, radares, sistemas óticos, módulos de comunicação e centros de comando fabricados na Turquia, um país membro da NATO que tem vindo a apostar na redução da dependência das importações militares.

Nos últimos anos, tornou-se também um importante exportador de material de guerra, com uma forte ênfase nos aviões não tripulados ('drones' ou UAV) e nos veículos blindados.

Entre as exportações de armas turcas mais procuradas estão os 'drones' Bayraktar e os blindados dos fabricantes BMC e FNSS, incluindo veículos de combate de infantaria e veículos resistentes a minas e protegidos contra emboscadas (MRAP), e ainda navios de guerra, incluindo cruzadores de batalha e outras plataformas navais.

Outros exportadores incluem a Roketsan (mísseis antitanque, antinavio e ar-ar, além de bombas guiadas) e a MKE (armas de pequeno porte, munições e outros equipamentos militares), além da ASELSAN, integrada na 'Cúpula de Aço'.

As exportações de armas da Turquia têm registado um aumento substancial nos últimos anos, segundo a Agência da Indústria de Defesa da Turquia (SSB).

Em 2024, as exportações de defesa e aeroespacial da Turquia atingiram os 7,15 mil milhões de dólares (6,14 mil milhões de euros), um aumento de 29% em relação ao ano anterior.

Leia Também: Ministro turco grava-se a conduzir a alta velocidade. Acabou multado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10