Procurar

Homem que forjou morte e fugiu para Europa condenado a 89 dias de prisão

Um homem que simulou a sua própria morte num acidente de caiaque, para fugir dos Estados Unidos e encontrar-se com uma mulher que tinha conhecido na internet, na Geórgia, foi condenado a 89 dias de prisão.

Homem que forjou morte e fugiu para Europa condenado a 89 dias de prisão

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/08/2025 15:09 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Um homem do Wisconsin que simulou a sua própria morte num acidente de caiaque, por forma a deixar os Estados Unidos e encontrar-se com uma mulher que tinha conhecido na internet, na Geórgia, foi condenado a 89 dias de prisão, o que corresponde ao período de tempo em que esteve desaparecido.

 

Depois de se ter declarado inocente, Ryan Borgwardt optou por não contestar as acusações que pendiam sobre si e concordou com o pagamento de 30 mil dólares (25.875 euros) às autoridades, para cobrir os gastos dos esforços efetuados para o encontrar, noticiou a CNN.

“Lamento profundamente as ações que cometi naquela noite e toda a dor que causei à minha família e aos meus amigos”, disse o homem de 45 anos, na terça-feira.

Os procuradores tinham pedido ao juiz do Tribunal Distrital do Condado de Green Lake, Mark Slate, para que condenasse o arguido a 45 dias de prisão. Contudo, o responsável optou por duplicar a sentença, na esperança de desencorajar quem, à semelhança de Borgwardt, estivesse a pensar fingir a sua morte e enganar as autoridades.

O homem foi dado como desaparecido no dia 12 de agosto de 2024, depois de ter dito à esposa que ia andar de caiaque no Green Lake. O caso foi, inicialmente, investigado como um possível afogamento. Contudo, ao fim de 58 dias, as autoridades alargaram as buscas e descobriram que o sujeito obteve um passaporte novo três meses antes de desaparecer, para se encontrar com uma mulher do Uzbequistão que tinha conhecido na internet.

Fingiu a própria morte e fugiu para o estrangeiro. Agora, foi detido

Fingiu a própria morte e fugiu para o estrangeiro. Agora, foi detido

Homem encenou o seu desaparecimento a 12 de agosto.

Notícias ao Minuto | 18:24 - 11/12/2024

Na noite de 11 de agosto, Borgwardt virou o caiaque no rio, regressou à costa num barco insuflável e pedalou 112 quilómetros até Madison, numa bicicleta elétrica. Aí, apanhou um autocarro para Toronto, no Canadá, seguiu para Paris e chegou a “um país na Ásia”, antes de aterrar na Geórgia.

O homem detalhou às autoridades que passou vários dias num hotel com uma mulher, antes de se mudar para a Geórgia.

A procuradora do condado de Green Lake, Gerise LaSpisa, apontou que o indivíduo “não contou com a determinação e dedicação” da polícia, que apurou que Borgwardt fez ainda um seguro de vida e reverteu uma vasectomia.

O homem, que deixou a esposa e os três filhos para trás, regressou aos Estados Unidos “para reparar o erro”, de acordo com o seu advogado, Erik Johnson. O responsável adiantou também que Borgwardt já pagou os 30 mil dólares a que foi condenado.

Ryan desapareceu nos EUA. Afinal, abandonou família para ir para a Europa

Ryan desapareceu nos EUA. Afinal, abandonou família para ir para a Europa

Norte-americano planeou tudo para se encontrar com outra mulher.

Notícias ao Minuto | 13:12 - 11/11/2024

Leia Também: Casal junto há 43 anos morre com menos de 2 horas de diferença no Brasil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10