Procurar

Ucrânia critica Woody Allen por participar em festival russo: "Insulto"

Para a Ucrânia, ao participar na Semana Internacional de Cinema de Moscovo, Woody Allen optou "por fechar os olhos às atrocidades que a Rússia comete na Ucrânia todos os dias há 11 anos".

Ucrânia critica Woody Allen por participar em festival russo: "Insulto"

© Lorena Sopena/Europa Press via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
26/08/2025 16:06 ‧ há 7 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia criticou o realizador norte-americano Woody Allen por discursar na Semana Internacional de Cinema de Moscovo, acusando-o de "fechar os olhos às atrocidades que a Rússia comete na Ucrânia todos os dias há 11 anos".

 

Em causa está o facto de Allen, vencedor de um Óscar, ter participado no festival de cinema russo através de videoconferência. O realizador fez parte de um painel de perguntas e respostas, moderado pelo realizador pró-Putin Fyodor Bondarchuk, no passado domingo, dia 24 de agosto.

"A participação de Woody Allen na Semana Internacional de Cinema de Moscovo é uma vergonha e um insulto ao sacrifício dos atores e cineastas ucranianos que foram mortos ou feridos por criminosos de guerra russos na guerra em curso contra a Ucrânia", denunciou o ministério ucraniano numa nota publicada na rede social X.

Para o ministério, "ao participar num festival que reúne apoiantes e vozes" do presidente russo, Vladimir Putin, "Allen opta por fechar os olhos às atrocidades que a Rússia comete na Ucrânia todos os dias há 11 anos".

"A cultura nunca deve ser usada para encobrir crimes ou servir como ferramenta de propaganda. Condenamos veementemente a decisão de Woody Allen de abençoar o festival sangrento de Moscovo com o seu discurso", lê-se.

Segundo a imprensa russa, citada pela agência de notícias The Associated Press (AP), Allen afirmou no seu discurso que sempre gostou do cinema russo e recordou as viagens que fez à Rússia e à União Soviética.

Já numa declaração enviada à AP, Allen criticou Putin e denunciou a invasão, mas apelou à continuação do intercâmbio cultural. 

"No que diz respeito ao conflito na Ucrânia, acredito firmemente que Vladimir Putin está totalmente errado. A guerra que ele causou é terrível", referiu. "Mas, independentemente do que os políticos tenham feito, não acho que cortar as conversas artísticas seja uma boa forma de ajudar".

O realizador tem uma longa afinidade com a literatura e a história russas, recorda a AP. A título de exemplo, a comédia 'Love and Death', de 1975, parodia a ficção do escritor russo Tolstoy e outros romancistas russos do século XIX. Já o título do filme 'Crimes and Misdemeanors', de 1989, ecoa 'Crime and Punishment', de Fyodor Dostoevsky.

A Semana Internacional de Cinema de Moscovo, sublinhe-se, é um evento cultura que teve a sua primeira edição em agosto de 2024 e que difere do Festival Internacional de Cinema de Moscovo, um festival histórico realizado desde 1935.

Leia Também: Vice de Trump leva 'lição de história' após declarações sobre guerra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10