O ex-presidente, que perdeu as eleições em setembro de 2024, é acusado de ter utilizado cerca de 55.000 dólares (cerca de 47.000 euros) de fundos públicos para uma escala no Reino Unido no regresso ao seu país após uma cimeira do G77 em Havana e à Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, em setembro de 2023.
O juiz encarregue do caso, Niluouli Lankapura, ordenou a libertação de Wickremesinghe sob uma fiança de 16.600 dólares (cerca de 14.250 euros).
Centenas de manifestantes tinham-se reunido à porta do Tribunal do Forte de Colombo ao início do dia para mostrar o seu apoio ao antigo presidente, mas foram mantidos à distância pela polícia de choque.
Poucas horas depois de ter sido detido preventivamente na sexta-feira, foi internado no hospital da prisão.
No sábado, o ex-presidente de 76 anos, que sofria de desidratação grave, foi transferido para uma unidade de cuidados intensivos de um hospital público.
Apesar do seu estado ser considerado estável, Wickremesinghe assistiu à audiência de hoje por videoconferência a partir da sua cama do Hospital Nacional de Colombo.
O Presidente Anura Kumara Dissanayake, que venceu as eleições presidenciais contra Ranil Wickremesinghe em setembro de 2024, fez da luta contra a corrupção uma das suas prioridades.
Desde a entrada em funções do atual Governo, membros da oposição, entre os quais dois ex-ministros do executivo do ex-presidente deposto Gotabaya Rajapaksa, foram condenados a 20 e 25 anos de prisão acusados de corrupção.
Wickremesinghe tornou-se Presidente em julho de 2022, na sequência da demissão de Gotabaya Rajapaksa, que fugiu do país após quatro meses de protestos contra o seu Governo.
Três antigos presidentes do Sri Lanka, que viveu a sua pior crise económica precisamente em 2022, manifestaram no domingo a sua solidariedade para com o antigo dirigente e condenaram a sua detenção que qualificaram como um "ataque calculado" à democracia.
O seu partido, o Partido Nacional Unido (UNP), afirmou no sábado que a acusação foi motivada pelo receio de que ele pudesse tentar regressar ao poder.
Leia Também: Ex-presidente do Sri Lanka hospitalizado um dia após ter sido preso