Procurar

Kosovo elege novo presidente do parlamento após seis meses de votações

Os deputados kosovares elegeram hoje o presidente do parlamento, colocando assim um fim ao impasse político e abrindo caminho à formação de um novo Governo seis meses depois das eleições legislativas.

Kosovo elege novo presidente do parlamento após seis meses de votações

© Shutterstock

Lusa
26/08/2025 14:02 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Kosovo

Foi à 58.ª vez que os parlamentares elegeram Dimal Basha, candidato do Vetevendosje (Autodeterminação), partido do primeiro-ministro cessante Albin Kurti, no poder desde março de 2021.

 

O partido de Kurti venceu as eleições legislativas de fevereiro passado, conquistando 48 dos 120 lugares e insistiu na mesma candidata, Albulena Haxhiu, ministra da Justiça do Governo cessante.

A candidatura de Haxhiu foi sistematicamente rejeitada por uma maioria de deputados que a descreveram como uma figura política fraturante.

No final, foram os deputados de um partido da oposição que colocaram um fim ao seu boicote e votaram a favor de Basha, a fim de quebrar o impasse no parlamento e evitar que o país tivesse de organizar novas eleições.

"Convido-vos a colaborar. Chegou o momento de provar que, apesar das nossas diferenças políticas, temos a coragem e a sabedoria de trabalhar em conjunto", disse Basha aos deputados após a votação.

A partir de agora, o Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, pode nomear um primeiro-ministro que submeterá o seu Governo à votação do parlamento.

Dado o impasse político, o Tribunal Constitucional kosovar decidiu intervir no início de agosto anunciando uma série de regras para desbloquear a situação que vigorava há seis meses e que impedia não só a formação de um novo Governo, como a distribuição de fundos estatais.

Estipulou, assim, que "o representante do maior grupo parlamentar proporá o candidato a presidente da Assembleia, que será eleito através de votação aberta".

No entanto, os deputados só podiam votar três vezes no mesmo candidato e tinham um prazo de 30 dias para o fazer, segundo o acórdão.

Leia Também: Sérvia suspende diálogo com Kosovo até libertação de responsável sérvio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10