No dia 3 de agosto, pelas 8h40 no Japão, Kokichi Akuzawa começou, pouco a pouco a escalar o sopé do Monte Fuji - o ponto mais alto do país, que se eleva aos quase quatro mil metros de altura (mais concretamente, 3.776 mil metros).
Quase todos os dias, alpinistas de cada canto do mundo fazem o mesmo, mas Kokichi destaca-se por uma razão muito simples: tem 102 anos.
Como o diretor honorário do clube de escalagem de montanhas de Gunma, esta não é uma situação incomum para o japonês - aliás, quase todas as semanas segue numa aventura semelhante e já aos 96 anos tinha subido até ao topo do Monte Fuji.
Desta vez, a idade (que trouxe consigo insuficiências cardíacas e uma propensão para cair) pesou um pouco mais, mesmo subindo pela rota Yoshida, a mais fácil para escalar a montanha.
Um alpinista comum demora, em média, seis horas a chegar ao topo, mas Kokichi já não tem o vigor da juventude e decidiu dividir a viagem ao longo de três dias, passando duas noites em cabanas pelo caminho, segundo o Guinness World Records.
Kokichi no início da subida com a filha Motoe de 70 anos© Guinness World Records
Kokichi caiu durante uma escalada em janeiro
O primeiro e segundo dias passaram-se sem incidentes, mas o terceiro foi particularmente difícil e deixou o idoso sem força ou sequer motivação para chegar ao fim da jornada.
Quem o acompanhava também ficou hesitante em encorajar Kokichi a terminar a subida, relembrando uma queda numa escalada em janeiro, que debilitou seriamente o japonês: teve herpes-zóster (doença viral caracterizada por erupções cutâneas dolorosas com bolhas) e, pouco depois, foi hospitalizado por insuficiência cardíaca.
"A recuperação dele foi tão rápida que os médicos não conseguiam acreditar", contou a sua filha Yukiko, de 75 anos, à AFP.
E, de facto, não muito depois, Kokichi começava os treinos para subir, de novo, o Monte Fuji: caminhadas de uma hora, quase todos os dias de manhã, e uma subida semanal a uma montanha.
Sabendo tudo isto, foi a sua outra filha Motoe, de 70 anos, que encorajou o pai a não desistir, já tão perto do objetivo.
A perseverança acabou por vencer e Kokichi chegou ao topo do Monte Fuji pelas 11h00 do dia 5 de agosto, tornando-se, oficialmente, o homem mais velho do mundo a alguma vez fazer a escalada - o que lhe valeu o certificado do Guinness World Records.
Kokichi Akuzawa com o certificado do Guinnes World Records© Guinness World Records
Kokichi brinca: "Nunca mais"
Quando questionado pela organização, Kokichi disse que a subida "foi dura e muito diferente da última vez" que escalou o monte.
"Estou surpreendido por ter chegado ao topo. Não o tinha conseguido fazer sem a ajuda de todos os que me acompanharam", contou ao Guinness.
Sobre uma futura escalada ao Monte Fuji, Kokichi foi perentório, embora em tom de brincadeira: "Nunca mais".
"Se me perguntarem daqui a um ano, talvez tenham uma resposta diferente, mas, por agora, estou satisfeito com esta subida", explicou.
Leia Também: Cidade no Japão quer limitar uso de telemóveis a apenas 2 horas