Estónia expulsa diplomata russo por tentativa de enfraquecer Estado

A Estónia expulsou um diplomata da embaixada russa sob a acusação de ingerência no Estado báltico, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros estónio.

National flags of Estonia fly alongside the European Union (EU) flag, center, outside the Estonian finance ministry in Tallinn, Estonia, on Tuesday, Nov. 15, 2011. Estonia won't rule out tighter cooperation with European Union members 'who want to move fa

© Getty Images

Lusa
13/08/2025 11:47 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Estónia

 

 

O diplomata "esteve direta e ativamente envolvido no enfraquecimento da ordem constitucional e do sistema jurídico da Estónia, bem como na divisão da sociedade", declarou o chefe da diplomacia estónia, Margus Tsahkna, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

A decisão demonstra que a Estónia "não permitirá qualquer ação orquestrada e organizada por um Estado estrangeiro", disse Tsahkna.

A mensagem foi transmitida ao encarregado de negócios da Rússia em Taline, que foi convocado para a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Governo vai também informar aliados da Estónia sobre o incidente, acrescentou no comunicado, segundo a agência espanhola Europa Press.

A Estónia já tomou medidas idênticas anteriormente, às quais a Rússia responde normalmente com uma expulsão equivalente, com base no princípio da reciprocidade que rege as relações internacionais.

A Rússia tem mantido relações tensas com os Estados bálticos, a Estónia, a Lituânia e a Letónia, que integraram a União Soviética e são agora membros da União Europeia e da NATO, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Os países bálticos receiam pela sua segurança e integridade territorial, sobretudo desde a invasão russa da Ucrânia de fevereiro de 2022.

Leia Também: Estónia reforça segurança na fronteira com Rússia após incidente em 2023

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas