EUA reivindicam morte de líder importante do Estado Islâmico em Alepo

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) informou hoje ter matado "um líder importante" do Estado Islâmico, Dhiya Zawba Muslih al Hardani, num ataque esta manhã na cidade síria de Alepo.

alepo

© OMAR ALBAW/Middle East Images/AFP via Getty Images

Lusa
25/07/2025 17:37 ‧ há 6 dias por Lusa

Mundo

Síria

O Centcom - responsável pelas operações militares dos Estados Unidos (EUA) no Médio Oriente - não forneceu muitos detalhes sobre o ataque, indicando apenas que dois filhos adultos do líder jihadista, identificados como Abdallah e Abd al-Rahman, também foram mortos.

 

Três mulheres e três crianças que estavam no local do ataque saíram ilesas.

De acordo com a mesma fonte, os três indivíduos representavam uma ameaça "tanto para as forças norte-americanas como para as forças da coligação e para o novo Governo sírio".

Não ficou claro se a operação foi coordenada com o Governo de transição de Damasco ou se foi decidida e executada unilateralmente pelos EUA, que reservam o direito de agir em território sírio, atualmente fora do controlo total das autoridades sírias interinas lideradas por Ahmad al-Sharaa, um antigo líder rebelde islamita.

Em abril passado, o Centcom anunciou que iria retirar cerca de mil soldados da Síria, em resposta à nova realidade de um Governo aceite pela comunidade internacional, mas assegurou que manteria um número igual de tropas naquele país com o objetivo de "degradar a atratividade e a eficácia regional e global do Estado Islâmico".

Leia Também: Sobe para 12 número de mortos na sequência de explosões na Síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas