África do Sul e Singapura levantam restrições a comprar frango ao Brasil

O governo do Brasil anunciou que a África do Sul e Singapura levantaram as restrições à compra de frango brasileiro, impostas após a deteção em maio de um surto de gripe aviária no país.

Brasilia Zoo closes as a bird flu precaution

© Lusa

Lusa
09/07/2025 06:17 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Brasil

Estes dois países juntam-se a outros 23 que já retomaram as compras de frango brasileiro, incluindo Argentina, Cuba, Uruguai, Paraguai e República Dominicana.

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro confirmou que cerca de 20 países ainda não suspenderam as medidas restritivas, incluindo a China e a União Europeia.

Em 2024, as exportações de carnes de frango do país sul-americano totalizaram 5,29 milhões de toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal.

A mesma associação informou que a China foi o maior destino das exportações brasileiras de frango em 2024, com 562,2 mil toneladas, enquanto a União Europeia foi o sétimo maior, com 231,9 mil toneladas.

Em 18 de junho, o governo brasileiro declarou o país livre da gripe aviária, depois de 28 dias sem registar novos casos da doença em criadouros de aves comerciais.

Num comunicado, o Ministério da Agricultura e Pecuária relatou que comunicou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal o fim de quarentena sanitária, conforme previsto nos protocolos internacionais.

O período "teve início em 22 de maio, logo após a conclusão da desinfeção da granja [exploração] localizada em Montenegro, onde foi registado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em granja comercial no país", lê-se no comunicado.

"Com o encerramento desse prazo, e sem novas ocorrências, o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o [estatuto] de livre da doença", acrescentou.

"Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradual do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro", afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no mesmo comunicado.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, respondendo por 35% do mercado global.

Em 16 de maio, o país confirmou o registo de um caso de gripe aviária numa propriedade de criação de frangos para fins comerciais numa localidade do Rio Grande do Sul, e anunciou uma série de medidas.

Leia Também: Trump fala em "caça às bruxas" a "amigo" Bolsonaro. Lula responde à letra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas