Amizade franco-britânica "essencial para preservação da paz na Europa"

A amizade franco-britânica é "essencial para a preservação da paz na Europa", defendeu hoje o rei Carlos III de Inglaterra.

Carlos III, Macron

© Getty Images

Lusa
08/07/2025 22:52 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Carlos III

O Chefe de Estado britânico celebrou hoje "a amizade entre o Reino Unido e a França", considerando que esta "é essencial para a preservação da liberdade e da paz na Europa", num jantar de Estado em honra do Presidente francês Emmanuel Macron.

 

Atualmente, os nossos dois países enfrentam uma série de ameaças complexas vindas de várias direções. Como amigos e aliados, enfrentamo-las juntos", afirmou o soberano durante o seu discurso no Castelo de Windsor, a oeste de Londres.

"Estes desafios não conhecem fronteiras: nenhuma fortaleza nos pode proteger deles", continuou. "A resposta está na parceria e nós - França e Grã-Bretanha - devemos liderar o caminho", sublinhou.

"O General de Gaulle falou da nossa aliança como a 'entente das democracias'. Estou firmemente convicto de que a amizade entre o Reino Unido e a França é essencial para a preservação da liberdade e da paz na Europa", realçou o Rei.

Carlos III concluiu o seu discurso, proferido em inglês e francês, propondo "um brinde à França" bem como "à nova Entente" entre os dois países.

"Uma Entente que não é apenas passada e presente, mas também orientada para o futuro, e que já não é apenas cordial, mas agora amigável", acrescentou.

A Entente Cordiale foi um conjunto de acordos de política externa assinados a 8 de abril de 1904, em Londres, pelos governos britânico e francês, que pôs fim a uma tradição secular de antagonismo entre os dois países.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, por seu lado, saudou o "entendimento amigável" entre a França e o Reino Unido no jantar de Estado em sua honra no Castelo de Windsor.

"Este entendimento amigável será lançado em Windsor em 2025. E nós queremos acreditar nesta nova era", afirmou, dirigindo-se ao rei Carlos III, que tinha utilizado a expressão pouco antes, em referência à "Entente cordiale".

O presidente francês Emmanuel Macron já tinha apelado hoje à tarde à Grã-Bretanha para que fique perto de seus vizinhos, apesar de sua saída da União Europeia, dizendo que a França e o Reino Unido vão "salvar a Europa" defendendo a democracia, a lei e a ordem internacional num mundo perigoso.

Numa visita de Estado que teve uma mistura de cerimónia real com duras conversações políticas sobre a Ucrânia e a migração, Macron disse que a Europa deve reforçar a sua economia e as suas defesas e reduzir a sua dependência "tanto dos EUA como da China".

A viagem de três dias de Macron, a convite do rei Carlos III, é a primeira visita de estado ao Reino Unido por um chefe de estado da União Europeia desde o Brexit, e um símbolo do desejo do governo do Reino Unido de restabelecer as relações com o bloco depois de a Grã-Bretanha ter deixado a UE em 2020.

Macron dirigiu-se aos membros das duas casas do Parlamento britânico, lotadas, na ornamentada Galeria Real do edifício, e disse que os dois países representam "uma ordem mundial baseada na lei, justiça e respeito pela integridade territorial, uma ordem que hoje está a ser atacada diariamente".

"O Reino Unido e a França devem mostrar mais uma vez ao mundo que a nossa aliança pode fazer toda a diferença", afirmou Macron, acrescentando: "salvaremos a Europa com o nosso exemplo e a nossa solidariedade".

Apesar de a Grã-Bretanha ter deixado a UE, "o Reino Unido não pode ficar à margem. Porque a defesa e a segurança, a competitividade, a democracia, o cerne da nossa identidade, estão ligados à Europa como um continente", defendeu.

[Notícia atualizada às 23h13]

Leia Também: Kate Winslet com Beckham, Meryl Streep (e outros) em encontro com rei

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas