Adolescente de 13 anos é expulso de avião por causa de crise de tosse

Jovem viajava da Tailândia para Zurique, mas foi forçado a desembarcar. Companhia alega que pode recusar um passageiro "caso este apresente sintomas de doença".

Notícia

© Getty

Notícias ao Minuto
27/05/2025 16:30 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Swiss

Um adolescente suíço de 13 anos foi expulso de um voo pouco antes da partida por causa de uma crise de tosse. 

 

Tudo aconteceu a 30 de abril, num voo da Swiss Airlines que se preparava para deixar Bangkok, na Tailândia, com destino a Zurique, na Suíça.

Momentos antes da descolagem, Léon teve um ataque de tosse e foi obrigado a desembarcar, conforme relata o jornal suíço Blick.

Após a descolagem, a companhia contatou o irmão de Léon, Rafael, para ir buscá-lo ao aeroporto.

O voo de ida tinha corrido sem problemas. No início de abril, Léon viajou ao encontro do irmão mais velho e da família para passar as férias, e foi acompanhado desde Zurique até à sua chegada a Bangkok. No regresso, após a recusa de embarque, o irmão teve de ir buscá-lo ao aeroporto. Problema: o mais velho também deveria deixar a Tailândia no dia seguinte. 

A decisão não agradou, por isso, o pai do adolescente, que esperava por ele na Suíça e tinha contratado um serviço de acompanhantes com a empresa suíça, pelo qual pagou cerca de 180 euros. Ao telefonar para o serviço de atendimento ao cliente da Swiss, um funcionário respondeu-lhe que esse "não era um problema deles", contou ao jornal suíço.

Além disso, a companhia informou o pai de que era necessário um atestado médico que comprovasse que o jovem estava apto para viajar. Dois médicos recusaram-se a assinar o atestado, mas um hospital acabou por passá-lo, com a condição de que o jovem utilizasse máscara durante todo o voo.

No final, Léon conseguiu viajar no dia 1 de maio, acompanhado por uma terceira pessoa. O preço da viagem acabou por rondar os 540 euros em vez dos 189 iniciais. 

Desde então, o pai afirma que o filho continua "traumatizado" pelo episódio, descrevendo-o como uma expulsão "injustificada".

Já a Swiss acredita ter agido corretamente, afirmando que "um piloto tem o direito de recusar um passageiro se ele apresentar sintomas de doença".

Leia Também: Cão de menina autista 'fora' de voo da TAP. Que explicações (e críticas)?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas