Uma cadela de assistência foi homenageada pelo seu "trabalho árduo", durante a formatura da tutora, a 11 de maio, na Rollins College, uma universidade no estado norte-americano da Florida.
Há três anos e meio que Canela acompanhava Cecilia Hernandez nos estudos, tendo sido brindada com um emblema especial.
"A minha cadela de assistência recebeu um emblema especial para o seu colete, em reconhecimento do seu trabalho árduo. Ter um cão de serviço em Química é quase inédito. Foram necessárias muitas, muitas sessões de treino só para a habituar a usar o equipamento de proteção individual. Como fiz investigação para uma tese de licenciatura, isso exigiu dias ainda mais longos no laboratório", escreveu a jovem de 22 anos, numa publicação na rede social Instagram.
A estudante agradeceu ainda à universidade por ter permitido que Canela estivesse a seu lado naquele momento. Admitiu, além disso, que a homenagem "foi uma surpresa".
"Foi sem dúvida uma surpresa. Toda a gente estava a aplaudir. Fiquei muito orgulhosa por ter conseguido chegar tão longe com ela", disse, em declarações à ABC News.
A jovem contou ao mesmo meio que tem enfrentado vários problemas de saúde, incluindo endometriose, artrite reumatoide e problemas cardíacos.
"No meu ano de caloira, pensei sinceramente que não conseguiria chegar à formatura. Quando recebi a Canela e a estávamos a treinar, pensei para mim própria: 'Isto vai resultar'", disse.
A aluna, que se licenciou em Química com um 'minor' em inglês, treinou Canela para a acompanhar e alertar para surtos, particularmente no laboratório.
Cecilia deu ainda conta de que tenciona continuar os estudos e registar-se num doutoramento em Química Inorgânica, na Universidade da Florida Central.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Detido após parceira cair de 4.º andar na Galiza. Vítima em estado grave