O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, felicitou o novo Papa Leão XIV e manifestou o desejo de que o seu pontificado "contribua para fortalecer o diálogo e a defesa dos direitos humanos num mundo que precisa de esperança e unidade".
A mensagem de Sánchez foi divulgada na rede social X pouco depois do anúncio de que Robert Francis Prevost foi eleito Papa, o primeiro norte-americano e o primeiro agostinho a assumir a função na história da Igreja Católica. Prevost, de ascendência espanhola, também tem a nacionalidade peruana.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou o desejo de que este "novo pontificado seja portador de paz e de esperança" para o mundo, numa mensagem no X.
Para Macron, a eleição de um novo Papa é "um momento histórico para a Igreja Católica e os seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV e a todos os católicos do mundo envio uma mensagem fraternal", escreveu.
A historic moment for the Catholic Church and its millions of faithful. To Pope Leo XIV, and to all Catholics in France and around the world, I extend a message of fraternity.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) May 8, 2025
On this May 8th, may this new pontificate be one of peace and hope.
O novo chefe do Governo alemão, Friedrich Merz, felicitou igualmente Prevost, afirmando que traz "esperança e orientação a milhões de crentes".
"Através do seu cargo, nestes tempos de desafios, o senhor dá a milhões de crentes em todo o mundo esperança e orientação. Para muitas pessoas, uma âncora de justiça e de reconciliação", afirmou Merz num breve comunicado.
Na Alemanha, prosseguiu o chanceler, "as pessoas veem o seu pontificado com confiança e expetativa positiva", acrescentou o político democrata-cristão, que é católico, desejando ao novo Papa "muita força, saúde e bênção divina".
Na Polónia, o Presidente Andrej Duda felicitou "de todo o coração" o novo Papa, recordando que o seu país, onde dois terços da população se declara católica, vive este dia com grande emoção e esperança por ter estado sempre ligada à Igreja Católica por um vínculo especial.
"De todo o coração, em nome da nação polaca e no meu próprio, felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela sua eleição", escreveu Duda no X.
"Este é um momento profundamente comovente para a comunidade da Igreja Católica e para o mundo inteiro", sublinhou, disponibilizando-se para "fortalecer cada vez mais" esse laço único, "em nome dos valores comuns, da responsabilidade pelo bem comum e pelo fortalecimento da paz no mundo".
From the bottom of my heart, on behalf of the Polish Nation and on my own behalf, I offer my heartfelt congratulations to His Holiness Pope Leo XIV on the occasion of his election to the See of Rome.
— Andrzej Duda (@AndrzejDuda) May 8, 2025
This is a deeply moving moment for the community of the Catholic Church and…
Ainda na Europa, os presidentes dos países bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia, felicitaram o novo Papa.
"Desejo a Sua Santidade um pontificado bem-sucedido e força para este momento difícil. A Letónia e a Santa Sé sempre mantiveram laços cordiais e espero continuar a promover esta relação", escreveu o Presidente da Letónia, Edgars Rinkevics, no X.
O seu homólogo estónio, Alar Karis, felicitou o novo pontífice, desejou-lhe "sabedoria e força" na missão de paz, compaixão e esperança e sublinhou que a Estónia aprecia profundamente o valor do Vaticano na promoção do diálogo e da dignidade humana.
Por fim, o lituano Gitanas Nauseda felicitou "todos os católicos, cristãos, crentes e pessoas de boa vontade".
"Que Leão XIV guie a Igreja com fé, esperança e amor. Confio que os fortes laços da Lituânia com a Santa Sé serão aprofundados durante o seu pontificado", afirmou no X.
Habemus Papam!
— Gitanas Nausėda (@GitanasNauseda) May 8, 2025
Congratulations to all Catholics, Christians, believers, and people of goodwill!
Warmest wishes to Pope Leo XIV, elected by the College of Cardinals, including Lithuanian Cardinal Rolandas Makrickas.
May Pope Leo XIV lead the Church with faith, hope, and love.…
Na quinta-feira, no segundo dia do conclave, os cardeais elegeram o americano Prevost como sucessor do papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Na América Latina, o governo da Colômbia foi o primeiro a reagir, felicitando o novo Papa e desejando-lhe êxito na sua missão pastoral.
"O Ministério dos Negócios Estrangeiros, em nome do Governo da Colômbia, felicita a Santa Sé pela eleição de Leão XIV como novo Sumo Pontífice", lê-se num comunicado que deseja "ao 267.º Papa muito êxito no trabalho à frente da Igreja".
O Governo de Bogotá manifestou ainda o desejo de que as relações bilaterais com o Vaticano "continuem a fortalecer-se e, torno dos anseios de paz na Colômbia e no mundo", acrescenta-se na mensagem.
Pouco após esta mensagem, o Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, saudou a eleição de um Papa com laços profundos com a América Latina que, disse esperar, vai defender os migrantes latino-americanos no país natal, os Estados Unidos.
"É mais do que um norte-americano", escreveu Gustavo Petro no X, numa alusão aos anos que o novo Papa passou no Peru. "Espero que seja o grande líder dos povos migrantes no mundo e que encoraje os nossos irmãos migrantes latino-americanos, atualmente humilhados nos Estados Unidos", acrescentou.
El nuevo Papa, León XIV, es más que un estadounidense. Sus ancestros inmediatos son latinos: españoles y franceses, y vivió cuarenta años en nuestra latinoamérica, en Perú.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 8, 2025
Ojalá sea el gran líder de los pueblos migrantes en el mundo y ojalá, aliente a nuestros hermanos… pic.twitter.com/yrrc13AjYA
Na Argentina, o Governo felicitou o novo Papa desejando que "a liderança e sabedoria" sejam um "guia em tempos difíceis" para todos.
Numa mensagem na rede social X, o porta-voz do Presidente Xavier Milei acrescentou que "o mundo precisa de despertar os leões", uma aparente alusão a um dos nomes assumidos pelo presidente ultraliberal, que se intitulou "um leão".
"Que Deus o abençoe e as forças do céu o acompanhem", acrescentou o porta-voz, usando outra expressão habitualmente usada por Milei.
Os cardeais elegeram hoje, no segundo dia de Conclave, o norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor de Francisco, que morreu a 21 de abril aos 88 anos.
Leia Também: "Que a paz esteja com todos vós". Papa Leão XIV dirigiu-se aos fiéis