Estónia proíbe uso do espaço aéreo para viagens destinadas à Rússia

O governo da Estónia proibiu o uso do espaço aéreo do país para viagens destinadas à Federação Russa, a propósito do desfile militar que vai decorrer em Moscovo, em 9 de maio, por altura da comemoração do 80.º aniversário da vitória da URSS sobre a Alemanha nazi.

Notícia

© ANTTI AIMO-KOIVISTO/Lehtikuva/AFP via Getty Images

Lusa
07/05/2025 20:23 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Estónia

"O uso do espaço aéreo estónio para voar para Moscovo por causa do desfile de 9 de maio está excluído", comunicou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Estado báltico.

 

A informação foi divulgada pouco depois dos meios sérvios terem noticiado que a Letónia e a Lituânia tinham proibido o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, de usar os respetivos espaços aéreos para viajar para a capital russa, por motivos políticos e diplomáticos.  

O Ministério estónio esclareceu anda que tinha solicitado aos seus parceiros na União Europeia que se abstivessem de participar no evento, uma vez que "a Rússia é um Estado que iniciou e continua a guerra" no continente.

Antes, a Estónia já tinha restringido a entrada no seu espaço aéreo de voos procedentes do Brasil e Cuba, destinado a Moscovo, e a mesma imprensa sérvia informado que a Lituânia e a Polónia tinham feito o mesmo com o avião do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

Leia Também: Vice-presidente dos EUA pede negociações diretas entre Kyiv e Moscovo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas